Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

O Consórcio Estreito Energia (Ceste), concessionário da Usina Hidrelétrica Estreito, já adquiriu mais de 12 mil mudas nativas da região, para plantio em parte das margens do futuro reservatório da Usina.

Para desenvolver o trabalho de produção e plantio das mudas, o Ceste fez parcerias com organizações não governamentais já identificadas pelos programas de fomento às atividades locais e de extrativismo e frutas nativas desenvolvidos pelo Consórcio.

A Associação de Pequenos Produtores Extrativistas de Carolina, por exemplo, já forneceu quatro mil mudas nativas ao Ceste e desenvolverá um projeto para aumentar a produção de mudas para atender parte da demanda gerada pela implantação do programa de revegetação.

Já a Associação dos Atingidos pela Barragem de Filadélfia e a Colônia de Pescadores Z-35, em Estreito, trabalharão em conjunto no projeto piloto do programa, que se dará às margens do rio Mosquito.

Todas as instituições parceiras envolvidas no processo de revegetação das áreas serão capacitadas por técnicos especializados contratados pelo Ceste. Serão mais de 80 espécies de plantas nativas e frutíferas que serão plantadas.

“O plantio das mudas atende o Projeto Básico Ambiental (PBA) da Usina Hidrelétrica Estreito e é importante para a conservação de elementos da fauna e flora nativas, além de auxiliar no controle de processos erosivos e fornecer alimento e abrigo para a ictiofauna (peixes)”, destaca o gerente de Meio Ambiente do Ceste, Marcos Duarte.

De acordo com o programa de revegetação, deverão ser plantadas na área aproximadamente nove milhões de mudas a partir das margens do futuro reservatório, incluindo áreas que já possuem vegetação nativa preservada e áreas sem vegetação.

A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia executará as atividades relativas à orientação e capacitação de técnicos contratados pelo Ceste para o programa de revegetação da faixa de preservação permanente do reservatório da UHE Estreito e realizará visitas ao campo para avaliação da execução das atividades.

“O Ceste tem uma preocupação social muito grande em aproveitar a potencialidade da região e essas parcerias são muito importantes, pois à medida que crescem as demandas do Ceste, cresce a economia local e cresce também o desenvolvimento sustentável da região”, destaca a Gerente de Projetos Econômicos do Consórcio Estreito Energia, Cassandra Gelsomino Molisani.

Assessoria de Imprensa - UHE-Estreito