Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

O município paulista de Santos tem o menor índice de pessoas pobres em todo o país. Apenas 4,6% da população santista está abaixo da linha da pobreza, contra um índice de 84% no município de Campos Lindos no Tocantins. O Estado é o líder de um ranking divulgado nesta quinta-feira, 18, pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

O ranking faz parte do Mapa da Pobreza e Desigualdade 2003, divulgado pelo instituto. O mapa traz uma série de indicadores com base em dados colhidos nas Pesquisas de Orçamentos Familiares 2002/2003 e no Censo de 2000.

Dos 25 municípios com a maior incidência de pobres no Brasil, apenas dois não estão no Norte e no Nordeste: Japeri, no Rio de Janeiro (76,4% da população), e Simolândia, em Goiás (81,5%). Todos os outros municípios estão nos Estados de Tocantins, Pernambuco, Pará, Ceará, Acre, Alagoas, Amazonas, Maranhão, Rio Grande do Norte e Paraíba.

Já entre os 25 municípios com a menor incidência de pobreza, todos são de Estados das regiões Sul e Sudeste --Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Depois de Santos, Belo Horizonte teve a menor incidência de municípios com pobres: 5,4%, segundo o IBGE. Foi também a única capital que entrou no ranking.

Da redação com informações Folha on line