Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

A crise no mercado financeiro internacional que gerou uma instabilidade econômica no Brasil não prejudicou a movimentação no comércio da Capital em dezembro, informou a Assessoria de imprensa da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). Os números do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), administrados pela CDL, mostram que as vendas em comparação ao mesmo período de 2007 foram semelhantes, com um ligeiro aumento em 2008.

Ao todo, no mês de dezembro de 2008, o de maior movimentação no comércio varejista por causa do Natal, foram realizadas 28.286 consultas no sistema. No ano de 2007, o número ficou em 27.770. A alta foi de 1,9%.

Os outros dois indicadores do SPC também apresentaram pequenas variações positivas. O número de registros de CPFs no cadastro de inadimplentes ficou em 4.248, contra 4.373 de 2007, uma variação negativa de 2,9%. Cabe ressaltar que o número de CPFs registrados não significa, necessariamente, o número de pessoas incluídas no cadastro de devedores, pois o portador do mesmo CPF pode ter deixado de pagar as contas em mais de um estabelecimento, sendo registrado mais vezes no cadastro.

O número de pessoas que conseguiu limpar o nome em dezembro de 2008 também aumentou. Ao todo, foram 3.730, enquanto em 2007 haviam sido 3.631. Ao contrário do cadastro de inadimplentes, a pessoa só sai do registro de devedor quando consegue acertar todas as suas contas.

Fonte: Assessoria de Imprensa da CDL