Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Claudia Sakai

O Instituto Ecológica (IE) em parceria com o Instituto HSBC Solidariedade realizará no próximo dia 15 de janeiro, a solenidade de entrega de uma Horta Sustentável na Comunidade Bom Jesus, localizada no município de Chapada de Areia -TO. A iniciativa é uma realização do Projeto Hortas Sustentáveis com Uso de Energia Solar para Irrigação, desenvolvido pelo IE no Tocantins através do patrocínio do Instituto HSBC Solidariedade.

O objetivo geral deste Projeto é implantar modelos sustentáveis de hortas com a meta de promover o acesso e a disponibilização de fontes renováveis de energia proporcionando conservação ambiental e melhoria da qualidade de vida de comunidades, além de contribuir para a diminuição do efeito das mudanças climáticas. O modelo diferencial deste projeto utiliza o sistema foltovoltaico de energia solar (placas solares) que é utilizado para mover o sistema de irrigação das hortas.

No Tocantins, o projeto trabalha com três vertentes principais: Implantação de hortas sustentáveis com utilização de fontes renováveis de energia, visando diminuição dos efeitos das mudanças climáticas; Sensibilização e capacitação da comunidade; Plantios e manejo alternativos de espécies olerícolas.

As ações deste projeto são voltadas para implantação de um modelo alternativo de hortas que beneficie o clima, contribua para o desenvolvimento socioeconômico da região e que possa ser replicado para outras regiões do Estado e do país, tendo em vista que os modelos tradicionais de agricultura contribuem para o aumento dos efeitos das mudanças climáticas.

São parceiros do Projeto Hortas Sustentáveis o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Escola Técnica Federal (ETF-TO), Eletronorte e a Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seagro-TO).

Informações Complementares sobre o Projeto Hortas Sustentáveis

Objetivos Específicos:

Implantar sistemas com cultivos orgânicos e disponibilizar assistência técnica; Estimular o envolvimento das comunidades no projeto através de capacitação e da aplicação da Metodologia do Carbono Social, favorecendo a Metodologia do Carbono Social, favorecendo a sustentabilidade do modelo proposto pelo projeto; Fornecer suporte às ações do projeto através dos temas Mudanças Climáticas, Fontes Renováveis de Energia, Agroecologia e Educação Ambiental; Promover a disseminação do conhecimento e informações sobre sistemas fotovoltaicos de energia solar contribuindo para outras ações voltadas para regiões com características semelhantes; Estimular a geração de renda e o acesso ao Mercado Justo através da comercialização dos produtos.

Resultados Esperados

Implantação de 05 Hortas Sustentáveis; Sistemas com cultivos orgânicos; Produção com a Certificação do Selo do Carbono Social do IE; Melhoria da alimentação das famílias envolvidas; Geração de renda; Sensibilização da comunidade para o uso e a difusão de fonte renovável de energia; Diminuição dos efeitos das mudanças climáticas.

Cálculo de Emissão de CO2

O Sistema Fotovoltaico de energia solar é um recursos renovável que é utilizado no projeto para substituir o motor a óleo diesel (combustível fóssil derivado do petróleo) que deixa de emitir 4,10 toneladas de CO2 por ano na atmosfera, contribuindo com o clima. Estes dados referem-se a uma estimativa de um consumo anual de 1500 litros de óleo diesel, equivalente ao bombeamento de 5000 litros de água por dia.

Informações: 3215-1279 3215-4507

Fonte: Assessoria de Imprensa Instituto Ecológica