Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Depois de implantar ciclovias nas avenidas de Palmas, agora a prefeitura vai fazer o plantio de mudas de espécies nativas do cerrado ao longo dos trechos já executados. Além de transitarem pelas vias da capital com mais segurança, os ciclistas terão ainda maior conforto, já que assim que crescerem, as árvores minimizarão a incidência dos raios solares, proporcionado um temperatura mais amena.

Para execução de todos esses trechos serão investidos um pouco mais de R$ 2 milhões, que beneficiarão mais de 12 mil m2 lineares de ciclovias.

Para isso, a prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, iniciou ontem, segunda-feira, 26, a abertura e preparação das covas para que a partir da próxima semana sejam plantadas as mudas. Além do plantio, também será realizado o transplante das árvores existentes, que estão impedindo a continuidade da construção das ciclovias, para locais mais adequados. A primeira etapa a receber arborização é o trecho da NS-01, entre a LO-02 e LO-04.

Segundo o prefeito Raul Filho, toda essa ação já estava prevista para o encerramento da obra, mas a prefeitura está antecipando a arborização. "Não iremos esperar as ciclovias serem totalmente concluídas, para daí iniciarmos a ação de arborização. Assim, a cada trecho executado faremos o plantio das mudas", frisou o prefeito.

Trechos

O perímetro da Teotônio Segurado situado entre a Ulbra e o Jardim Taquari, foi o primeiro a contar com ciclovia, por ser considerado de grande circulação, utilizado por cerca de 500 ciclistas, em média, por dia. Já os novos trechos em execução não são mais pavimentados com asfalto como aconteceu no primeiro trecho, mas são feitos de concreto usinado, garantindo maior rapidez na execução e maior durabilidade.

Confira a seguir os trechos das avenidas que já contam ou em breve contarão com ciclovias:

Av. NS-01, entre as Av. LO-02 a LO-12

Av. LO-04, entre as Av. NS-02 e NS-04

Av. LO-12, entre as Av. NS-01 e NS-02

Av. NS-02, entre as Av. LO-12 e NS-04

Av. NS-01, entre as Av. LO-02 e LO-05

Av. LO-13, entre as Av. Theotônio Segurado e NS-04

Av. NS-04, entre Av. LO-13 e LO-27

Fonte: Ascop