Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

A Secretaria da Juventude (Sejuv) prorrogou para 20 de março o prazo para inscrições no Projovem – Programa Nacional de Inclusão de Jovens, modalidade Urbano. A decisão foi tomada pela coordenação nacional, em reunião realizada em Brasília - DF na semana passada com representantes de todas as Unidades da Federação.

Com a alteração, o calendário do programa será também modificado, sendo que o início das aulas passará para 6 de abril. Apenas os estados do Tocantins e Maranhão vinham mantendo o cronograma dentro do prazo antes agendado.

No Tocantins, cerca de 2.800 inscrições já foram confirmadas. A expectativa é que um número superior a quatro mil jovens efetuem cadastro para se habilitar às três mil vagas oferecidas. Colinas e Miracema já superaram o número de inscrições estabelecido.

A meta é levar de volta à escola, jovens fora da idade escolar, sem o ensino fundamental, desempregados e sem qualificação profissional ou que estejam trabalhando no mercado informal, dando-lhes nova oportunidade.

Estão previstos só para o ProJovem Urbano investimentos na ordem de R$ 1,2 bilhão até 2010, que visam atender cerca de 900 mil jovens em todo país. R$ 394 milhões estão sendo aplicados ainda este ano. No Estado, mais de R milhões de reais estarão disponíveis para o programa nessa primeira fase.

Até 2010 a previsão é de nove mil atendimentos. As cidades contempladas são: Araguaína, Colinas e Guarai, na região centro norte; Miracema, Porto Nacional e Paraíso no centro e Gurupi e Formoso do Araguaia, no sul do Tocantins.

Os cursos de Construção Civil e Vestuário foram os escolhidos para a formação profissional dos jovens tocantinenses. Ao participante será destinada uma bolsa-auxílio no valor de R0 reais, durante os 18 meses de duração do curso.

Fonte: Assessoria de imprensa da Sejuv