Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Divulgação Foto - Umberto Salvador Coelho Foto - Umberto Salvador Coelho
  • Foto - Umberto Salvador Coelho
  • Prefeito brincou dizendo que já estava vestido com a camisa para o carnaval
  • Carnaval de Palmas está entre os melhores da região norte do país - Foto - Antônio Gonçalves
  • Carnaval de Palmas está entre os melhores da região norte do país - Foto - Antônio Gonçalves
  • Túnel é uma atração que já se tornou tradição no carnaval palmense - Foto - Walquerley Ribeiro
  • Apresentação de banda Baiana no carnaval 2008 em Palmas - Foto - Walquerley Ribeiro
  • Bonecos Gigantes de Taquaruçu - Foto - Antônio Gonçalves
  • Queima de tambores em Taquaruçu - Foto - Gustavo Sá
  • Passeio de pessoas durante o dia na orla da Praia da Graciosa, no circuito da folia - Foto - USC
  • Durante o dia Praia da Graciosa é boa opção para o folião - Foto - USC

Com o tema “O coração do Brasil está batendo mais forte”, o prefeito de Palmas, Raul Filho (PT), lançou na noite desta sexta-feira, 30, o carnaval da capital. O evento de lançamento, bastante prestigiado, ocorreu na Fundação Municipal de Ensino, Ciência e Tecnologia, onde foi servido um coquetel após o anúncio.

O prefeito disse que chegou a temer pela não realização do evento - a prefeitura enfrenta uma redução drástica no Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que afetou a capacidade de investimento - e a seguir afirmou que o desafio da equipe será o de fazer o melhor carnaval de Palmas, mantendo a qualidade.

Raul disse que por mais que o carnaval esteja terceirizado, tem consciência da importância do poder público na concretização da festa. Ele ressaltou a importância do circuito fechado com segurança reforçada e uso de detectores de metal. Segundo o prefeito em anos anteriores quando o circuito era aberto a violência chegou a atrapalhar o brilho da festa.

Nenhuma ocorrência grave em 2008

Em 2008 a festa foi realizada em circuito fechado na Praia da Graciosa e nenhuma ocorrência grave foi registrada durante as cinco noites da folia. A estrutura foi montada com camarotes, arquibancadas, túnel, bares, postos de atendimento, e estacionamentos. Na oportunidade aproximadamente 20 mil pessoas passaram pelo circuito por noite acompanhando os trios com atrações nacionais e regionais.

2009

Este ano a festa que acontecerá do dia 20 a 24 de fevereiro se manterá em circuito fechado e contará com a mesma estrutura. Toda entrada de pessoa será monitorada por detectores de metal.

Os camarotes terão capacidade para 20 pessoas cada. Serão instaladas 60 tendas de 2,50x5 metros para comercialização de alimentos e bebidas. Os foliões ainda contarão com o Túnel, grande sucesso nos anos anteriores e banheiros químicos instalados por todo o circuito.

O apoio institucional ao folião será fornecido em tendas que abrigarão Postos de Saúde, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Civil, administração e outras.

Camarote Radar

A tradição do Camarote Raddar oferecerá ao público opção diferenciada de diversão, com música eletrônica e apresentação de DJ’s nacionais.

Segurança

A segurança será feita pela Guarda Metropolitana, Polícia Militar, Civil e Federal, Corpo de Bombeiros, Conselho Tutelar, Juizado de Menores e Conselho Municipal da Mulher. Um forte esquema atenderá a parte externa e interna do circuito, onde ainda haverá policiais a paisana circulando entre os foliões na avenida.

Atrações nacionais e regionais

Sexta 20/02

Trio 01- Netinho (Salvador-BA)

Trio 02- Batida Baiana (Salvador-BA)

Sábado 21/02

Trio 01 - Balagandya (Palmas-TO)

Trio 02 - Liberou Geral (Palmas-TO)

Domingo 22/02

Trio 01 - Zuumbalada (Salvador-BA)

Trio 02 - Di Levada (Palmas-TO)

Segunda 23/02

Trio 01 - Araketu (Salvador-BA)

Trio 02 - Tom de Alerta (Palmas-TO)

Terça 24/02

Trio 01 - Zuumbalada (Salvador-BA)

Trio 02 - Chilepe Elétrico (Palmas-TO)

Taquaruçu

Segundo o presidente da Fundação Cultural de Palmas, Pierre de Freitas, o carnaval de Taquaruçu, distrito da capital, será voltado para outro tipo de público. Se manter a tradição dos anos anteriores haverá apresentação de grupos com elementos da cultura local como os Bonecos Gigantes, o ritual da queima de tambores e apresentação de bandas locais.

Freitas adiantou que lá o carnaval será aberto no sábado com apresentação da banda da Guarda Metropolitana. Também apresentará a banda Fazauê, integrada por ex-alunos do Centro de Criatividade de Palmas. Ele ainda ressaltou que a Fazauê demonstra a importância do trabalho da prefeitura com bandas que já estão conseguindo se profissionalizar.

 

Umberto Salvador Coelho