Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Marcio Vieira

Foto: Marcio Vieira

A Fundação Universidade do Tocantins - Unitins - tem uma nova reitora. Jucylene Borba foi nomeada pelo governador Marcelo Miranda na noite desta terça-feira, 10, em seu gabinete no Palácio Araguaia, em Palmas.

Jucylene assume a vaga deixada pelo ex-reitor, Humberto Falcão, que renunciou ao cargo por problemas de saúde. Recentemente, Lívio William Reis de Carvalho, ex-secretário de Planejamento do Governo Siqueira Campos (PSDB) e também do primeiro governo Marcelo Miranda (PMDB) estava atuando como reitor em exercício da instituição.

Logo após o ato de nomeação Jucylene destacou que, assumir a reitoria da Unitins "é um desafio importante e de grande responsabilidade social".

Polêmicas

O ex-reitor Humberto Falcão vinha sendo alvo de polêmicas, sendo que o Ministério Público Federal no Tocantins recomendou à Unitins e à Sociedade de Educação Continuada LTDA – Educon que se abstivessem imediatamente de iniciar novas turmas de cursos de ensino a distância no país, realizando a devolução dos valores eventualmente pagos pelos alunos já matriculados.

As medidas, segundo o MPF, deveriam ser tomadas enquanto a instituição não sanasse irregularidades constatadas no funcionamento dos cursos. A recomendação foi encaminhada ao reitor e ao sócio gerente da Educon, Márcio Yukio Yamawaki.

Ainda ontem, segunda-feira, os servidores da Unitins paralisaram as atividades por falta de pagamentos dos salários e a instituição divulgou nota à imprensa nesta terça informando que tem uma parceria com a Eadcon e que cabe à esta instituição os recursos para efetuar os pagamentos dos servidores.

Segundo a nota desde o dia 20 de janeiro de 2009, a Eadcon não estaria repassando os recursos devidos à Unitins pelos serviços já prestados, apesar das inúmeras tentativas de negociação. Na nota a unitins informa que entrou com ação judicial para o recebimento dos serviços já executados para a Eadcon. A instituição ainda informa através da nota que os alunos pagam suas mensalidades direto para a Eadcon e esta faz o repasse dos recursos.

Convocação

Na sessão realizada na Assembléia legislativa nesta terça-feira, pela manhã, chegou a ser aprovado pelos deputados a tramitação em regime de urgência de um requerimento convocando o reitor para prestar esclarecimentos na Casa. A líder do governo Josi Nunes (PMDB) defendeu que não haveria a necessidade da ida do reitor à Assembleia para prestar esclarecimentos e propôs que fosse feita uma visita à instituição pelos deputados.

O deputado Stalin Bucar (PSDB) questionou o porque do governo ser contra o requerimento e perguntou se não estaria havendo desvios de recursos para “outros setores”. O deputado também disse que é conhecido quando algo errado está acontecendo e citou ocasião em que já subiu a tribuna para pedir exoneração do presidente do Naturatins - Instituto Natureza do Tocantins. Ele afirmou que na época sabia de desvios e roubos de madeiras feitos por funcionários do órgão e até onde estava a madeira.

Perfil

Jucylene respondia pela Superintendência de Educação da Seduc – Secretaria Estadual da Educação e logo após o ato de nomeação destacou que, assumir a Reitoria da Unitins "é um desafio importante e de grande responsabilidade social".

Jucylene Maria de Castro Santos Borba Dias é natural de Araguaina. É formada em Educação Física pela Universidade Castelo Branco, do Rio de Janeiro, mestre em Educação pela UNB - Universidade de Brasília e especialista em Administração da Educação: políticas, planejamento, também pela UNB.

Desde 2007, jucylene respondia pela superintendência de Educação Secretaria Estadual de Educação. Também já foi diretora regional de ensino de Palmas e chefe do núcleo regional de ensino de Palmas, entre outras funções.

 

Umberto Salvador Coelho

Da redação com informações Secom