Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A 18º temporada do reality show norte-americano Survivor (sobrevivente) começa a ser exibida nesta quinta-feira, 12, nos Estados Unidos. O programa, que foi gravado no Jalapão, no Tocantins, entre os meses de novembro de 2008 e janeiro deste ano, vai ao ar na rede de televisão CBS às 20h, no horário oficial de Washington (EUA), que corresponde às 17h no horário de Brasília (DF).

Os moradores da região que conheceram de perto a estrutura montada no deserto do Jalapão certamente não irão acompanhar a estréia do programa pela televisão. Mas para o proprietário da Mercearia Joaseiro, no município de Mateiros, Hamilton Pereira da Silva, isso não tem muita importância. Segundo ele, o que faz diferença para sua família é o fato de que as vendas em sua mercearia aumentaram 30% no período das filmagens e o movimento se mantém até hoje. “Esse programa foi bom demais pra gente aqui da região, se fosse pra gravarem tudo outra vez eu dava todo o apoio”. A esposa do comerciante, Edilene de França Pereira, completa as palavras de seu marido: “não foi apenas nós que fomos beneficiados, teve gente que foi trabalhar lá dentro (no acampamento do Survivor)”, concluiu.

Durante o anúncio da exibição do primeiro episódio do reality show, feito no dia 15 de dezembro do ano passado, em Palmas, o secretário da Indústria e Comércio, Eudoro Pedroza, dizia que o turismo no Jalapão seria impulsionado pelo Survivor Tocantins. A afirmação de Pedrosa já começa a ser confirmada na região. Em Mateiros, o proprietário da Pousada dos Buritis, Júlio Moksa, diz que durante as gravações do programa a pousada estava sempre lotada e depois o movimento continua se mantendo. “As reservas de hóspedes, principalmente de São Paulo (SP) e Brasília (DF) para o carnaval já estão quase fechadas”, disse explicando quais são as indicações que o fazem perceber que boa parte das reservas são fruto do Survivor. “Eles chegam perguntando muita coisa sobre o programa”, finalizou Moksa.

No site da rede de televisão norte-americana CBS já estão sendo divulgados alguns vídeos do reality show. O endereço na internet é: www.cbs.com . O usuário também pode se cadastrar no site e acompanhar os episódios diariamente.

Survivor Tocantins

Para as filmagens do Survivor Tocantins foi mobilizada uma equipe de mais de 400 pessoas de várias partes do Brasil e do mundo. O programa será exibido para aproximadamente 100 milhões de pessoas em todo o planeta. Foram investidos R$ 3 milhões no projeto.

Produzido pela rede de TV CBS, o programa traz 18 participantes que ficaram isolados no deserto do Jalapão, no período de três meses. Eles participaram de provas e lutaram pela sobrevivência. No final do programa o vencedor receberá o prêmio de US$ 1 milhão. Os telespectadores brasileiros já tiveram a oportunidade de assistir um programa similar ao Survivor: o ‘No Limite’, da rede Globo.

Fonte: Secom