Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Arlete Santos

Acertar uma parceria para fortalecer a atividade turística no rio Azuis, considerado o menor rio do Brasil, foi o objetivo de um encontro realizado na semana passada no local.

A reunião contou com as participações de representantes do Sebrae - TO, do Naturatins (Instituto Natureza do Tocantins), Ruraltins,(Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins), prefeitura de Aurora, prefeitura de Taguatinga, empresários e produtores locais.

O rio Azuis, com uma extensão de 147 metros e águas cristalinas, está localizado a 26 quilômetros de Taguatinga, mas legalmente pertence ao município de Aurora do Tocantins.

Juntas, as entidades pretendem realizar um projeto direcionado a empresários e produtores locais, com o objetivo de melhorar a qualidade dos produtos e serviços oferecidos, dando estrutura para seguintes ações: Melhorar a gestão dos empreendimentos turísticos; Desenvolver a cultura associativa; Qualificar a mão de obra; Estimular a prática do turismo responsável; Infra-estrutura adequada; Aumentar a carteira de clientes e obter o grau de satisfação dos clientes em relação aos produtos oferecidos.

Os representantes do Sebrae que compareceram à reunião foram: o gerente do núcleo regional Sul do Sebrae, Jânio Valadares Veras Júnior; a coordenadora estadual da Carteira de Turismo (programa do Sebrae), Isana Assunção Alves e o analista técnico José Carlos Arruda de Bessa.

Revitalização

Na reunião, o projeto de revitalização turística foi apresentado aos empresários e produtores. A base consiste em desenvolver um projeto direcionado a qualificação dos serviços oferecidos, usando o turismo e o meio ambiente de forma ecologicamente correta e responsável. No próximo dia 26 de fevereiro, será formado o Comitê Gestor do projeto.

 

Arlete Santos