Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

O município de Lagoa da Confusão inaugura a sua Biblioteca Pública Municipal nesta sexta-feira, 27. A cidade será a primeira a ser contemplada, este ano, com a implantação de biblioteca e cursos de capacitação aos auxiliares, inserido no Programa de Implantação e Modernização de Bibliotecas Públicas, referente ao ano de 2008.

A Biblioteca Pública Municipal de Lagoa da Confusão está situada na Avenida Viturino Panta, no centro da cidade. A inauguração será às 17h e contará com a presença do presidente da Fundação Cultural do Tocantins, Júlio César Machado, e da coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas da Fundação Cultural do Tocantins e coordenadora da Biblioteca Pública Estadual Darcy Cardeal, Cristian Melo, que está na cidade desde esta quarta-feira, 25, dando suporte a instalação da biblioteca e que ministrará curso destinado aos auxiliares, nos dias 27 e 28 de fevereiro.

Lagoa da Confusão recebeu o kit de instalação, em janeiro último, por meio da parceria entre o Governo Federal, através da Fundação Biblioteca Nacional, e o Governo do Estado, por meio da Fundação Cultural do Tocantins.

O Kit de implantação entregue ao município foi composto por dois mil livros; computador com software (winisis/ isisemp biblivre) de catalogação e empréstimo; impressora; nobreak; Tv 32”; circuladores de ar; aparelho de DVD; aparelho de som; mesas para leitor, mesa de trabalho; estantes com prateleiras.

Novos municípios

Além de Lagoa da Confusão, já receberam o kit de instalação de bibliotecas as cidades de Crixás, Santa Rita do Tocantins, Juarina, Lajeado, Nova Rosalândia e Tupirama. A cidade de Novo Acordo recebeu o Kit de modernização. Os outros municípios que receberão os Kits de implantação são Centenário, Monte Santo e Pequizeiro e a cidade de Brasilândia do Tocantins receberá o kit de modernização de bibliotecas.

Após o recebimento dos kits, os municípios deverão entrar em contato com a Fundação Cultural do Estado para que a instituição organize a biblioteca e ministre cursos de capacitação para os auxiliares que trabalharão nos espaços, seguindo as diretrizes do Sistema Estadual de Bibliotecas.

 

Caroline Spricigo