Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Thiago Sá

Foto: Thiago Sá

Desenvolver o turismo foi o que ficou firmado na assinatura do Acordo de Resultados do Projeto Turismo nos Azuis, na tarde da quinta-feira, 26, durante uma reunião no Povoado Azuis, município de Aurora, sudeste do estado, a 496 km de Palmas. A parceria reune as entidades Adtur, Naturatins, Ruraltins, Senac, Sebrae e a comunidade local, com o propósito principal de promover um turismo responsável e sustentável.

O projeto encabeçado pelo Sebrae - Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas e Adtur - Agência de Desenvolvimento Turístico, pretende desenvolver a região com uma nova atitude na gestão de empreendimentos, promover a cultura do associativismo e qualificação da mão de obra.

A reunião, além das entidades parceiras, contou com a presença de vários representantes de bares e restaurantes, além de pessoas da região dos Azuis, que conheceram a estrutura do projeto e as ações previstas apresentadas pelos técnicos, como o inventário turístico , o plano de manejo sustentável, capacitação empresarial e tecnológica, fiscalização ambiental, entre outras que serão executadas por cada órgão. A comunidade foi ouvida no evento e suas sugestões foram acatadas.

Representando a Adtur participaram da reunião a coordenadora de Capacitação e Certificação, Viviane Alves, que falou sobre a importância do projeto para transformação do atrativo em produto. Turístico. “Não adianta ter só beleza, os turistas também precisam de alimentação, hospedagem, entretenimento de qualidade”. Ressaltou a aplicação do projeto “Caminhos do Futuro”, que trabalha a sensibilização de jovens dentro das escolas para preservação, além das ações de qualificação.

A coordenadora de Produtos e Roteiros, Kleiryanne Aguiar, assinou o Acordo e falou da localização da região próximo à divisa com o Estado de Goiás, que facilita a atuação dos agentes de viagens e a visita dos turistas. Também lembrou das diversas ações que a Adtur irá desenvolver na região.

“Aurora está entre os municípios com potencial para se trabalhar o turismo. Aqui, vamos fazer o levantamento do potencial para o inventário turístico, trabalhar a estruturação e o ordenamento, realizar pesquisas para identificar o público. Com o roteiro pronto é fazer com que os agentes comercializem esse roteiro”, disse.

Para a comunidade, a execução do projeto é de grande importância visto que as ações contribuem também para o desenvolvimento econômico. “Acredito que o mais urgente e que é meta do projeto, são os cursos de qualificação. O uso desse local para o turismo chegou de forma muito rápida, e nós não estávamos preparados. Com os cursos nós vamos poder atender melhor as pessoas que vêm até aqui”, disse o comerciante Altino Gomes.

O gerente regional do Sebrae na região sul Jânio Valadares, ressaltou que, até o momento, a soma de valores que as entidades irão investir está entre R$ 200 mil e R$ 300 mil, e as ações estão previstas para iniciar neste mês de março

O acompanhamento do projeto será gerenciado por um comitê composto por membro dos órgãos envolvidos e pela comunidade, podendo ser acompanhado pelo site www.sigeor.sebrae.com.br.

Fonte: Adtur