Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Nesta quinta-feira, 5, cerca de 300 agricultores familiares de Palmas e regiões vizinhas conhecerão o Plano Safra Mais Alimentos. Em parceria com o Ruraltins (Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins), Seagro (Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário), Bancos da Amazônia e do Brasil, a New Holland e a concessionária Formaq realizam dia de negócios para maiores esclarecimentos sobre o novo programa do governo federal.

O evento acontece no Centro Agrotécnico de Palmas, a partir das 9h e oferecerá ao público-visitante todas as informações necessárias para a aquisição do Pronaf (Programa Nacional de Financiamento da Agricultura Familiar) Mais Alimentos. Essa linha de crédito destina recursos no valor de até R$ 100 mil para investimentos em infra-estrutura da propriedade rural. A dívida pode ser paga em dez anos, com até 3 de carência e juros de 2% anuais.

Pronaf Mais Alimentos

Permite ao agricultor familiar investir em modernização, aquisição de máquinas, novos equipamentos, correção e recuperação de solos, resfriadores de leite, melhoria genética, irrigação, implantação de pomares, estufas e armazenagem. Contempla projetos associados à produção de alimentos olerícolas, frutas, arroz, feijão, milho, mandioca, trigo e leite.

Um acordo entre o MDA e fabricantes de veículos automotores, máquinas e implementos agrícolas permitirá que tratores da linha da agricultura familiar sejam comercializados com descontos de até 17,5%. O desconto médio de máquinas e implementos chega a 15%. Há vantagens também na aquisição de outras linhas de equipamentos, como os da cadeia produtiva do leite e da mandioca.

Como acessar o Pronaf Mais Alimentos

Assim como todas as linhas do Pronaf Investimento, o agricultor familiar deve ter a DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf), que é gratuita e individual, e seguir os seguintes passos:

1. Avaliar o projeto que pretende desenvolver;

2. Procurar a empresa de ATER (Assistência Técnica e Extensão Rural) do município para elaborar o Projeto Técnico de Financiamento – no Tocantins, os agricultores podem procurar o Ruraltins;

3. Encaminhar o projeto para análise de crédito e aprovação do agente financeiro;

4. Com o projeto técnico, negociar o financiamento junto ao agente financeiro;

5. Aprovado o projeto técnico, o agricultor familiar está apto a acessar o recurso.

Fonte: Assessoria de imprensa Ruraltins