Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação O engenheiro agrônomo Carlos Santos fala da área plantada e variedades O engenheiro agrônomo Carlos Santos fala da área plantada e variedades
  • A caravana acompanhou colheita de cana da açúcar
  • Carlos Santos apresenta algumas variedades de soja cultivadas na fazenda Santa Fé ao Secretário da Agricultura Roberto Saihum

Depois de percorrer uma área de mais de 40 mil hectares, encerrou nesta sexta-feira, 6, a primeira etapa da Caravana da Produção Agrícola, realizada na região de Pedro Afonso, Santa Maria, Campos Lindos e Palmeirante. As visitas foram realizadas pela Seagro – Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – e Adapec – Agência de Defesa Agropecuária, e vários outros órgãos.

O agricultor e pecuarista João Damasceno, que tem propriedade em Pedro Afonso, foi um dos visitados pela Caravana e elogiou a iniciativa do Governo do Estado. “Às vezes, ficamos um pouco isolados na ponta da produção e os órgãos nem sempre sabem o que está acontecendo realmente nos campos. Ações como esta nos aproximam”, comentou.

Segundo o diretor de Defesa Vegetal da Adapec, Luís Henrique Michelin, o resultado das visitas foi muito positivo, já que foi possível traçar um perfil dos avanços e dos problemas enfrentados atualmente pelos produtores de grãos. “Diagnosticamos o surgimento de pragas que antes tinha baixa ou nenhuma incidência por aqui, como a nematóide e o búfalo da soja. Com isso, já iremos desenvolver ações para auxiliar o produtor no controle dessas pragas”, explicou o diretor.

Ainda de acordo com Michelin, a intenção é que com as visitas seja elaborado um relatório traçando as particularidades agrícolas do Tocantins, alicerçando novas políticas públicas voltadas para a demanda encontrada. O relatório da primeira fase das visitas deve ficar pronto em até 15 dias.

O coordenador de Fomento Vegetal da Seagro, Telmo Goch, confirmou o sucesso da Caravana por poder comprovar algumas caraterísticas da produção como área cultivada, clima da região, entre outros fatores. Goch estimou a realização da segunda etapa das visitas para daqui 15 dias, indo de Santa Rosa até Dianópolis. “Queremos visitar as propriedades próximas à Chapada da Mangabeira, onde há uma boa produção de grãos”, comentou o coordenador.

Também participaram das visitações, equipes do Ruraltins – Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins, do Itertins – Instituto de Terras, do IGBE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e da SFA – Superintendência Federal da Agricultura - que fazem levantamentos de dados nas suas áreas de competência.

Grãos

Segundo dados do IBGE, o Tocantins produziu, em 2008, 1.560.577 toneladas de grãos, em uma área plantada de 590.299 hectares. Já para 2009, a expectativa de crescimento é de mais 370 toneladas de grãos. Em 2007, a produção foi de 1.264.510 toneladas, em uma área de 541.409 hectares.

Fonte: Assessoria de imprensa Adapec