Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

A Fundação Cultural do Estado implantará a Biblioteca Pública Municipal de Santa Rita do Tocantins, entre os dias 09 e 13 deste mês. A implantação e a realização do curso de capacitação aos auxiliares serão feitos pela coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas da Fundação Cultural do Tocantins e coordenadora da Biblioteca Pública Estadual Darcy Cardeal, Cristian Melo.

A cidade de Santa Rita será a segunda a ser contemplada, este ano, com a implantação de biblioteca e cursos de capacitação, frutos da parceria firmada entre o Governo do Estado, por meio da Fundação Cultural, o Governo Federal, através da Fundação Biblioteca Nacional, e Prefeitura Municipal. No último dia 27 de março, o presidente da Fundação Cultural do Estado, Júlio César Machado, entregou a Biblioteca Pública Municipal de Lagoa da Confusão.

O Kit de implantação foi entregue ao município, em janeiro último, pela Fundação Biblioteca Nacional, composto por dois mil livros; computador com software (winisis/ isisemp biblivre) de catalogação e empréstimo; impressora; nobreak; Tv 32”; circuladores de ar; aparelho de DVD; aparelho de som; mesas para leitor, mesa de trabalho; estantes com prateleiras. Após o recebimento do kit, o município entrou em contato com a Fundação Cultural do Estado para a instalação da biblioteca e realização de cursos de capacitação para os auxiliares que trabalharão nos espaços, seguindo as diretrizes do Sistema Estadual de Bibliotecas.

Novos municípios

Além de Lagoa da Confusão e Santa Rita, já receberam o kit de instalação de bibliotecas as cidades de Crixás, Juarina, Lajeado, Nova Rosalândia e Tupirama. A cidade de Novo Acordo recebeu o Kit de modernização. Os outros municípios que receberão os Kits de implantação são Centenário, Monte Santo e Pequizeiro e a cidade de Brasilândia do Tocantins receberá o kit de modernização de bibliotecas.

Fonte: Assessoria de Imprensa Fundação Cultural