Geral

Foto: Elisvalter Rodrigues

A prefeita Teresa Martins (PDT) participou noite da segunda-feira, 09, no auditório do SENAI, da aula inaugural do curso de música da UAB – Pólo de Porto Nacional. O evento contou com a presença da coordenadora local do pólo Ana Lídia Vilela, do secretario municipal de educação, Erialdo Pereira, da coordenadora de educação superior da secretaria de ciência e tecnologia, Maria Fernanda, que representava o secretario estadual de ciência e tecnologia Osmar Nina, e da coordenadora do curso de musica da UNB, Flávia Narita.

A UAB de Porto Nacional é uma parceria que vem sendo negociada desde 2007, com os governos Federal, Estadual e Municipal, mas o termo de cooperação foi assinado em 04 de julho de 2008. A inauguração do pólo aconteceu no dia 31 de dezembro do ano passado e seu primeiro vestibular para os curso de educação física e música foi realizado nos dias 15,16,17 e 18 de janeiro deste ano com provas específicas (gravação de habilidades com instrumentos) e provas objetivas e de redação.

As aulas da UAB vão funcionar na modalidade à distância, porém terão um calendário de aulas e avaliações presenciais. Os 33 alunos do curso de música também vão poder contar com uma tutora presencial que ficará no pólo para tirar dívidas. A coordenadora local do pólo Ana Lídia Vilela, afirma que a UAB dará uma contribuição muito grande para o município e também para o Estado, pois oferecerá o curso de educação física que é uma área bastante carente de profissionais e também o primeiro curso de música do Tocantins, que teve a maior concorrência em todo o pais.

O pólo funciona em um prédio cedido pela prefeitura e possui uma sala de informática com 30 computadores, uma sala de aula para realização das aulas práticas e provas, uma sala para coordenação, além de uma sala para secretaria e tutoria. Para a prefeita de Porto Nacional, Teresa Martins, essa é uma grande vitória para a cidade: “O pólo dará oportunidade a muitas pessoas de realizar o sonho de ter uma formação superior, além de contribuir para que Porto Nacional seja uma cidade Universitária”,  ressaltou a prefeita.

O aluno do curso de música Eder Augusto, acredita que com a alteração na Lei de Diretrizes e Bases - LDB que abriga as escolas particulares e públicas a implantar a partir de 2011 a Musica como conteúdo obrigatório, o mercado de trabalho estará bem favorável aos professores de música. “Isso é importante para nós que estaremos capacitados e poderemos ser os próximos professores de música.” – disse.

A aula inaugural do curso de educação física esta marcado para o próximo sábado dia 14, das 8:30 ao 12:00 e das 14:00 as 16:00 no auditório do SENAI. Os alunos que estiverem presentes vão poder assistir a uma web conferencia com a coordenadora de educação a distancia da UNB, Nilza Ramos.

Fonte: Ascom pref. Porto Nacional