Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Aproximar o TCE dos gestores e da sociedade é o principal propósito do Projeto Agenda Cidadã, promovido pelo Tribunal de Contas do Estado do Tocantins em todas as regiões de abrangência. O primeiro encontro será na próxima segunda-feira, 16 de março, a partir das 8h, em Palmas, no auditório do Tribunal, inaugurando uma série de encontros que levará corpo técnico e conselheiros do Tribunal a cidades-pólo de seis regiões do Estado.

No Agenda Cidadã, servidores e gestores terão a oportunidade de saber mais sobre o trabalho desenvolvido pelo Tribunal e conhecer pessoalmente o corpo técnico que faz o controle das contas das instituições públicas da localidade.

Durante os eventos, técnicos ministrarão palestras sobre os principais temas que envolvem o TCE. Entre os assuntos Controle Interno, Atuação do Ministério Público junto ao TCE/TO, Tomada de Contas, SICAP (Sistema Integrado de Controle e Auditoria Pública) e Principais Irregularidades Apuradas na Fiscalização e Orientações sobre as Normas do TCE.

“Nosso objetivo é fazer com que os cidadãos conheçam mais sobre o trabalho desenvolvido pelo Tribunal. Além disso, os gestores têm uma oportunidade única de estar frente a frente e trocar informações com o conselheiro e com o corpo técnico que analisa as contas da sua cidade”, afirma o presidente do TCE/TO, conselheiro Severiano José Costandrade de Aguiar.

Além das palestras, a Ouvidoria do Tribunal encaminhará formulários a todos os encontros para que servidores e a sociedade possam registrar reivindicações, sugestões ou críticas.

As edições do programa Agenda Cidadã serão realizadas nas cidades-pólo das seis regiões de abrangência do TCE, que incluem os 139 municípios tocantinenses.

Confira abaixo o cronograma dos encontros e a programação.

Cronograma

16/03: Agenda Cidadã – 6ª região – cidade sede – Palmas

17/03: Agenda Cidadã – 1ª região – cidade sede – Guaraí

24/03: Agenda Cidadã – 2ª região – cidade sede – Araguatins

25/03: Agenda Cidadã – 3ª região – cidade sede – Araguaína

02/04: Agenda Cidadã – 5ª região – cidade sede – Gurupi

06/04:Agenda Cidadã – 4ª região – cidade sede – Dianópolis

Programação

Manhã

8h: Cadastramento

8h30: Abertura

9h20: Palestra “Controle Interno” – Joana D’ark Souza/Orlando Alves da Silva

11h: Palestra “Atuação do MP junto ao TCE/TO” – João Alberto Barreto Filho (procurador geral do MPC)

Tarde

14h: Palestra “Principais Irregularidades Apuradas na Fiscalização e Orientações sobre as Normas do TCE” – Wellane Monteiro Dourado da Silva

15h10: Palestra “Sistema Integrado de Controle e Auditoria Pública – SICAP” – Najla Mansur Braga

17h20: Palestra “Tomada de Contas” – Wellane Monteiro Dourado da Silva

Fonte: Assessoria de Imprensa TCE-TO