Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Frederick Borges

O ministro-chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Mangabeira Unger, destacou, durante visita à Usina Hidrelétrica de Estreito, nesta segunda-feira,16, que esta é a maior obra em andamento no país. Unger, que percorreu o canteiro de obras acompanhado do governador Marcelo Miranda (PMDB), deputados e secretários de Estado, disse ainda que obras como as hidrelétricas são estratégicas para o desenvolvimento do país. “Estas grandes obras de infra-estrutura são indispensáveis à estratégia de desenvolvimento nacional e são um meio para definir um novo modelo de desenvolvimento para o país”, comentou.

Para o governador Marcelo Miranda, a vinda do ministro demonstra o esforço do presidente Luís Inácio Lula da Silva para favorecer os Estados. “A presença do ministro vem traduzir o sentimento do governo federal em apoiar os Estados e o Tocantins tem sido falado em cenário nacional pelas grandes obras. Estou muito satisfeito e entendo que o governo federal tem favorecido muito o nosso Estado”, resumiu Marcelo Miranda. O governador destacou ainda que a presença constante do governo federal no Tocantins é reflexo do volume de projetos realizados pelo governo estadual. “É dessa forma que vamos continuar mostrando ao país um trabalho em harmonia e tenho certeza que o ministro vai levar uma ótima impressão da obra”, concluiu.

A comitiva, percorreu os dois lados da usina, em Aguiarnópolis, no Tocantins, e Estreito, no Maranhão, quando o ministro pôde conhecer de perto o andamento da construção. A obra, que está em pleno funcionamento, emprega mais de 5 mil trabalhadores diretos e 16 mil indiretos, com previsão de enchimento do reservatório para 2010.

A Usina Hidrelétrica de Estreito é um dos projetos do PAC - Plano de Aceleração do Crescimento, do governo federal. São R$ 3,6 bilhões de recursos empregados na obra, que está sendo instalada no Rio Tocantins, entre os estados do Tocantins e Maranhão. Segundo o presidente do consórcio Ceste - responsável pelo empreendimento, José Renato Ponte, os dois estados já recebem impactos positivos com a construção. “Há desde arrecadação de impostos e doze cidades impactadas recebem obras de infra-estrutura e a mão-de-obra é 80% local. É esse o nosso objetivo, fazer com que a usina seja um grande vetor de desenvolvimento sustentável”, concluiu.

Wanderlândia

A comitiva seguiu, posteriormente, para Wanderlândia, ainda no norte do Estado, para visita à Associação de Agricultores Rurais do ‘Vale do Corda’. No local, foram apresentadas ao ministro e ao governador, ações de desenvolvimento sustentável, como dos projetos ‘Reviver’ e ‘Ilha Verde’. As comunidades vivem da produção de frutas, medicamentos alternativos, produção de mel e a criação de peixes, o que para o ministro são ações que devem ser incentivadas como uma importante estratégia de desenvolvimento sustentável. O governador e o ministro foram presenteados com uma cesta de produtos feitos pela comunidade e extraídos na região.

Fonte: Secom