Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Um repúdio à atuação do Ministério Público do Trabalho (MPT) e da Polícia Federal (PF) na Fazenda Babaca, em Caseara, foi o que manifestou o deputado Júnior Coimbra (PMDB) em seu pronunciamento durante a sessão ordinária na manhã desta terça-feira, dia 17. A propriedade foi autuada pelo MPT e pela PF por supostas irregularidades como falta de alojamentos, descontos indevidos, além de alimentação e transporte inadequados.

Segundo Coimbra, a ação foi injusta porque se baseou em exigências da legislação trabalhista, impossíveis de serem praticadas. “As condições de trabalho naquela fazenda não são muito diferentes das das outras propriedades de região”, informou o deputado que comentou ainda que os maiores prejudicados foram os trabalhadores que vão ficar desempregados, o que, por sua vez, vai afetar toda a economia da região.

Em apoio ao primeiro vice-presidente da Assembléia, manifestaram-se deputados da situação e da oposição. Dentre eles, Sandoval Cardoso (PMDB), Eduardo do Dertins (PPS), Amélio Cayres (PR), Raimundo Moreira (PSDB), Cacildo Vasconcelos (PP), Stalin Bucar (PSDB) e Paulo Roberto (DEM).

Já os deputados petistas no Legislativo, Solange Duailibe e Manoel Queiróz, defenderam a ação. Solange ressaltou que a fazenda tinha 280 pessoas trabalhando em condições subumanas e que o MPT “apenas cumpriu o seu papel”.

Fonte: Dicom/A.L