Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Já tradicional no cenário cultural palmense, o Arraiá da Capital, grande festa popular marcada para junho deste ano, será lançado oficialmente pelo prefeito Raul Filho, nesta sexta-feira, 27, na Grande Praça do Espaço Cultural, a partir das 19 horas. O evento acontece em conjunto com o Encontro da Confederação Brasileira das Quadrilhas Juninas e o 1ª Seminário Estadual de Quadrilhas Juninas e tem a promoção da Fundação Cultural de Palmas e da Federação das Quadrilhas Juninas do Estado do Tocantins (Fequaju-TO).

Entre os destaques do evento, que pretende antecipar um pouco das atrações da 17ª edição do Arraiá está a realização de palestras com personalidades conhecidas no segmento de quadrilhas juninas, como Claudeci Martins, do Distrito Federal. A programação contará com a eleição da Rainha do Arraiá 2009, shows com as duplas Demy e Daniel, Marlon e Daniel e com a Banda Forró do H, apresentações de quadrilhas e, ainda, o lançamento do 1º Concurso Estadual e Centro-Oeste de quadrilhas juninas. A estrutura contará ainda com barracas de alimentação.

Encontro

Nos dois dias de evento, na Grande Praça do Espaço Cultural, o cenário nacional da cultura das quadrilhas juninas será discutido no Encontro da Confederação Brasileira das Quadrilhas Juninas e no 1ª Seminário Estadual de Quadrilhas Juninas. Temas como as novas tendências das quadrilhas tradicionais, estilizadas (aquelas que utilizam mais adereços em seus figurinos) e temáticas (aquelas que assumem um tema e o adota na apresentação na arena) estarão na pauta. A previsão é que cerca de 300 pessoas ligadas à promoção e realização das quadrilhas juninas participem destes eventos.

De acordo com o gerente de Difusão Cultural da Fundação Cultural de Palmas, Wilson Alves, a Capital tocantinense foi escolhida para abrigar o encontro graças a projeção nacional que vêm adquirindo com a realização do Arraiá da Capital, fato que também repercute na qualidade dos grupos de quadrilhas juninas que participam do evento. Um exemplo é a boa colocação da campeã palmense Caipiras do Borocoxó, que ficou em sexto lugar no Concurso Nacional de Quadrilhas Juninas, realizado em Aparecida de Goiânia, e, também, a atuação da quadrilha Pega Fogo, sexta colocada na Mostra Brasil de Quadrilhas, realizada em Brasília.

Rainha

A Fundação Cultural em seu segundo ano de realização do Arraiá da Capital resolveu inovar e eleger a Rainha do Arraiá durante o lançamento da festa. A proposta desta mudança, segundo o presidente da FCP, Pierre de Freitas, é caracterizar o material publicitário do evento com uma participante do próprio segmento das quadrilhas, e ainda promover um melhor planejamento da festa, já que as quadrilhas passam a se mobilizar com ainda mais antecedência.

Concorrerão ao título 12 representantes de quadrilhas palmenses. Elas serão julgadas pelo jure formado por "quadrilheiros" de fora do Estado e que estarão participando do Encontro da Confederação Brasileira das Quadrilhas Juninas.

Programação

Sexta-feira, 27

19 horas - Chegada dos Quadrilheiros na Grande Praça do Espaço Cultural

20 horas – Lançamento oficial da 17ª Edição do Arraiá da Capital;

1º Seminário Estadual de Quadrilhas Juninas do Tocantins;

1º Concurso Estadual e Centro - Oeste de quadrilhas juninas;

20h30 horas – Shows com as duplas Demy e Daniel

21 horas - Marlon e Daniel

22 horas – Apresentação da Quadrilha Borocoxó

22h30 - Eleição da Rainha da Rainha do Arraiá 2009

23 horas – Show de Encerramento com a Banda Forró do H

Sábado, 28

Seminário Estadual de Quadrilhas Juninas do Tocantins

8 horas – Credenciamento

9 horas – Palestra – Claudeci Martins – DF

10 horas – Palestra - Eliel Borba

10h30 – Palestra – Hipólito de Sousa Lucena

12 horas – Encerramento

Fonte: Ascop