Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Com o objetivo de formar multiplicadores em Educação Ambiental, o Consórcio Estreito Energia (Ceste) em parceria com a Unitins está capacitando professores e alunos do Tocantins e Maranhão por meio de cursos, treinamentos e capacitações realizadas principalmente no Núcleo de Educação Ambiental (NEA). Em 20 meses de ações, foram capacitadas mais de oito mil pessoas nos 12 municípios de abrangência da Usina Hidrelétrica Estreito (UHE Estreito).

O trabalho vem sendo realizado tanto para profissionais da educação, como para estudantes e lideranças comunitárias. Recentemente professores de Estreito (MA), Darcinópolis, Palmeiras do Tocantins e Aguiarnópolis (TO) e representantes da Diretoria Regional de Ensino de Tocantinópolis, fizeram um treinamento no Núcleo de Educação Ambiental em Aguiarnópolis (TO). A capacitação teve início com uma apresentação sobre o empreendimento por meio de vídeo institucional e palestras. O curso teve carga horária de 40 h.

Temas como Educação Ambiental: ferramenta de transformação, licenciamento ambiental; o empreendimento, recursos naturais, ciclos da natureza (água, solo, energia e cadeia alimentar), usos múltiplos da água, áreas de reserva legal, áreas de preservação permanente e área de reserva legal coletiva foram abordados, além de questões sobre queimadas. O curso foi ministrado pelo consultor em meio ambiente e geógrafo Élcio Oliveira Cruz, e pela técnica do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e Arquiteta/Urbanista; mestre em meio ambiente e sustentabilidade na Amazônia; Nilza Verônica Campos Amaral Aguiar.

De acordo com a Socióloga da Gerência de Projetos Sociais do Ceste, Lorena Durão, a capacitação valoriza o profissional. “O trabalho contribui com a transformação de atitudes, por meio da sensibilização e conscientização dos participantes, que serão multiplicadores de conhecimentos”, ressaltou.

Para o supervisor técnico do NEA, o engenheiro agrônomo, Fred Newton Sousa, o trabalho é de suma importância, pois formam multiplicadores. “O NEA realiza constantemente ações como campanhas, capacitações e gincanas com a comunidade escolar. Essas ações ajudam a disseminar a responsabilidade de cada um sobre a educação ambiental”, afirmou.

Municípios de abrangência da UHE Estreito

Aguiarnópolis, Babaçulândia, Barra do Ouro, Darcinópolis, Filadélfia, Goiatins, Itapiratins, Palmeirante, Palmeiras do Tocantins e Tupiratins, do Estado do Tocantins. E os municípios maranheneses de Estreito, Carolina.

Fonte: Assessoria de Imprensa UHE Estreito