Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Representantes do Ceste e Inmed Brasil apresentam programa para Prefeito de Aguiarnópolis

Representantes do Ceste e Inmed Brasil apresentam programa para Prefeito de Aguiarnópolis Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Representantes do Ceste e Inmed Brasil apresentam programa para Prefeito de Aguiarnópolis Representantes do Ceste e Inmed Brasil apresentam programa para Prefeito de Aguiarnópolis

A Fundação Suez e o Instituto Alcoa, em parceria com o Consórcio Estreito Energia, concessionário da Usina Hidrelétrica Estreito, fecharam uma parceria com a ONG Inmed Brasil para levar o programa “Crianças Saudáveis, Futuro Saudável” para os doze municípios da área de abrangência do empreendimento.

Durante essa semana, o Ceste, por meio da Gerência de Relações Institucionais, e a diretora executiva da Inmed Brasil, Joyce Capelli, iniciaram os trabalhos de apresentação das ações do programa aos municípios de Aguiarnópolis, Babaçulândia, Barra do Ouro, Darcinópolis, Filadélfia, Goiatins, Itapiratins, Palmeiras do Tocantins, Palmeirante e Tupiratins (todos no Tocantins); além de Carolina e Estreito (no Maranhão).

Nessas reuniões, as prefeituras conhecem um pouco mais do programa e atuam diretamente concedendo um funcionário voluntário para atuar como coordenador regional.

As ações discutem temas ligados à saúde e higiene. O programa verifica a existência de parasitas intestinais e dá suplementação de vitaminas e ferro para anemia e deficiências nutricionais. São realizados exames de fezes, hemoglobina, peso e altura, que verificam o grau de infestação parasitária, anemia e a condição nutricional das crianças.

O objetivo do programa é trabalhar educação sanitária e nutricional com crianças de 1ª à 4ª série que passarão por um trabalho inicial de diagnóstico com medição de peso e exames. “Depois desses levantamentos serão feitos tratamentos e ações educativas, onde os professores, agentes comunitários de saúde e merendeiras escolares receberão uma capacitação de uma equipe multidisciplinar. A meta é melhorar a qualidade de vida das pessoas”, destacou a Diretora Executiva da Inmed Brasil, Joyce Capelli.

Ao todo, serão contempladas na região de abrangência da UHE Estreito 30.000 crianças de 5 a 14 anos e mais de 1300 professores de 255 escolas que serão capacitados em encontros de formação nos temas Educação Sanitária/Verminoses e Nutrição. Aproximadamente 120 mil pessoas das comunidades do entorno dos estabelecimentos de ensino serão beneficiadas.

“Essa iniciativa é mais uma das ações que demonstra o compromisso e a responsabilidade social do Consórcio Estreito Energia e das suas consorciadas que investem e promovem a qualidade de vida dentro da área de abrangência do empreendimento”, destacou o Gerente de Relações Institucionais do CESTE, Márcio Silva.

“Temos total interesse nesse projeto. É uma proposta inovadora e ficamos felizes em poder contar com essa parceria”, disse o prefeito de Estreito (MA), José Coelho. Quem também elogiou a iniciativa do projeto foi o prefeito de Aguiarnópolis (TO), José Cabral. “Esse projeto vai nos ajudar muito a melhorar a qualidade de vida da população”, destacou otimista o prefeito.

Fonte: Assessoriade Imprensa UHE Estreito