Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

A Câmara Municipal de Colinas do Tocantins realizou uma discussão durante a Sessão Ordinária realizada ontem, 30 de março, sobre o aumento de 80% da taxa de tratamento de esgoto efetuado pela Saneatins, empresa que realiza o abastecimento e tratamento de água e esgoto no Tocantins.

Participaram da sessão presidida pelo vereador Ricardo Parente (PP), todos os pares da Casa e também técnicos e representantes da Saneatins, que compareceram atendendo requerimento de autoria do vereador Professor Júnior que solicitava a presença de responsáveis pela empresa para dar esclarecimentos acerca do aumento e sobre outros assuntos motivos de reclamações por parte da população.

Segundo a empresa, após explanação feita por Juscelino Tomas Soares, economista da Saneatins, a taxa de reajuste é calculada de acordo com a renda familiar e o valor não ultrapassa 5% dessa renda.

Ainda segundo Soares, foi realizado um levantamento de custos no município de Colinas para o cálculo deste aumento, que pode ser encontrado na área contábil da empresa. “Não existe o serviço de tratamento de água e esgoto sem custo. É normal em todos os municípios a cobrança desta taxa”, afirmou o economista. Os questionamentos foram respondidos pelo economista e pela assessora jurídica da Saneatins, Luciana Cerqueira.

Para os vereadores o assunto ainda não está perto de ter uma solução. É unânime a contrariedade a respeito deste aumento. O vereador suplente Neto Leiteiro diz ser inconsistente este aumento visto à carência da comunidade. “O calculo deveria ser reformulado de forma que não afetasse a comunidade de baixa renda. Eu mesmo conheço uma senhora que recebe salário de R$ 300,00 e paga R$ 60,00 de tarifas de água e esgoto”, ressaltou.

A vereadora Amália Santana (PT) também questionou a respeito dos consertos realizados pela empresa no município. Segundo a vereadora, a população se queixa dos buracos deixados e a demora para serem reparados. Os representantes da empresa disseram que não havia sido notificado nenhum caso de acidente no município de Colinas decorrentes das obras das empresas.

Fonte: Assessoria de Imprensa da CM/Colinas do Tocantins