Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Os jornalistas tocantinenses serão homenageados nesta terça-feira, 7 de abril, com a realização de uma Sessão Solene, a partir das 9h, no plenário da Assembléia Legislativa (AL), para celebrar o Dia do Jornalista.

Este ano, dois profissionais da área vão receber o título de Cidadão Tocantinense: Otávio Barros da Silva e Waldir Azevedo Braga. O pedido para a concessão das homenagens foi dos ex-deputados estaduais Vicentinho Alves e Palmeri Bezerra, respectivamente. “É uma forma de reconhecermos os profissionais que trabalham para levar à sociedade um bem precioso: a informação”, afirma o presidente da Assembléia, Carlos Henrique Gaguim (PMDB).

Otávio Barros

É natural de Ouricuri (PE). É um dos jornalistas pioneiros do Tocantins e integrante da Academia Tocantinense de Letras. Em 1973, fundou o jornal Tribuna da Amazônia, depois O Estado do Tocantins, na cidade de Araguaína. Em 1988, criou a Associação de Imprensa do Tocantins. Sua experiência profissional inclui passagens pelos Estados de Pernambuco, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Goiás e Maranhão. Barros também é autor de vários livros, como “Breve História do Tocantins e de Sua Gente” e a História da “Imprensa no Tocantins”.

Waldir Azevedo

Nasceu em Carolina (MA). Começou sua carreira como jornalista no movimento estudantil, em Belém (PA) e no Rio de Janeiro. Trabalhou no Jornal de Debate e no Diário Imprensa Popular, no Rio de Janeiro. Em 1959, em Carolina, editou o jornal Tribuna do Tocantins. Depois trabalhou nos jornais A Tarde, Tribuna de Carolina, O Progresso, Correio do Norte, Folha da Cidade e Folha do Maranhão do Sul. É membro da Academia Imperatrizense de Letras.

Fonte: Dicom/A.L