Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Compilar idéias, projetos e ações das secretarias municipais para a elaboração de um banco de dados integrado. Este é o objetivo do Banco de Projetos da Vice-prefeitura de Palmas, que irá coordenar projetos e pré-projetos relacionados ao desenvolvimento econômico e social da Capital, em parceria com o Instituto de Pesquisa, Desenvolvimento e Educação de Brasília (IPDE).

A iniciativa, de acordo com a vice-prefeita de Palmas, Edna Agnolin, é captar recursos para a execução de projetos municipais; identificar problemas; buscar parcerias públicas e privadas e fornecer consultoria e soluções práticas. “Há vários projetos nas secretarias e a nossa idéia é reunir estas ações, estudá-las, e buscar estratégias de captação de recursos, de acordo com a proposta demandada” explica Edna.

De acordo com o presidente do IPDE, Elias de Oliveira, o banco de dados irá atuar em atividades de mapeamento e diagnóstico técnico das demandas municipais, com vistas ao estudo e aplicação das verbas disponíveis nos Ministérios. “Iremos estudar cada projeto, de cada secretaria, apresentar aos ministérios e buscar os recursos para execução” explana o presidente.

Reuniões

A vice-prefeita se reuniu na sexta-feira, 03, com os técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Rural e do Banco do Povo para a captação de projetos. Em reunião, os técnicos apresentaram idéias e programas das pastas e reavaliaram propostas.

A Fundação Cultural de Palmas também já apresentou propostas à vice-prefeita. Outros órgãos, a exemplo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Fundação Municipal de Ensino Ciência e Tecnologia, Coordenação da Mulher, Direitos Humanos e Equidade e Agência de Trânsito, Transporte e Mobilidade (ATTM), aderiram ao projeto e apresentarão demandas ao programa nas próximas reuniões.

IPDE

O IPDE é uma instituição credenciada pelo Comitê da Área de Tecnologia da Informação (CATI), vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia, para desempenhar atividades de desenvolvimento social, tecnologia e educação.

É também um OCD - Organismo de Certificação Designado pela Anatel, além de ser um agente cultural cadastrado na Secretaria de Cultura do Distrito Federal, é uma Entidade de Inclusão Digital conveniada com o CDI - Comitê pela Democratização de Informática e uma Incubadora de Empresas de base Tecnológica. O IPDE, por meio de sua Universidade Corporativa Tecnológica, a UNIPDE, mantém a Faculdade de Tecnologia de Brasília - FATEC, devidamente autorizada pelo MEC. O IPDE mantém também a Incubadora Tecnológica de Brasília, a ITB, em convênio com o Sebrae.

Fonte: Ascop