Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foi realizada neste domingo, 12, a eleição dos representantes do Conselho Tutelar de Aliança do Tocantins. Jovens, adultos e idosos saíram de suas casas para escolher os cinco novos representantes.

Votaram 1.468 eleitores que elegeram: Evertino da Aldenira (250 votos), Denira do Plínio (168 votos), Lenir do Bira (153 votos), Patrícia da Brigida (138 votos) e Marcinha do Fulô (135 votos). Os votos nulos foram 11 e brancos 7.

Apesar do curto período para campanha, 27 candidatos correram atrás de apoio com santinhos, divulgação nos meios de comunicação e mesa redonda. O resultado impressionou pelo número de votantes. Para Valéria Fagundes presidente do Conselho da Infância e Juventude o trabalho de todos foi fundamental para se chegar a esse resultado. “O apoio da prefeitura e da secretaria de Desenvolvimento Social, Ministério Público, além dos mesários, fiscais e da comunidade se traduziu no sucesso dessa eleição”, afirmou.

Alfredo Baiano, 67 anos de idade, vereador por sete vezes em Aliança votou pela manhã. Ele disse que a eleição do Conselho Tutelar é importante porque seus integrantes vão ajudar a corrigir a juventude que está desorientada. “Gostei da campanha dos candidatos e o mais importante é que foram muitas as opções de escolha”. Ressaltou.

O prefeito José Rodrigues foi um dos primeiros a chegar ao Colégio Municipal Duque de Caxias, local de votação. Enfrentou fila, cumprimentou a todos e votou nos seus candidatos. “Esse é um momento de participação e de total conscientização da comunidade, se temos um conselho forte teremos uma sociedade tranqüila e em paz”. Disse o prefeito enaltecendo a presença do ministério público.

O promotor substituto da Vara Especializada da Infância e Juventude. Argemiro Ferreira dos Santos Neto que acompanhou a eleição e ajudou na apuração dos votos definiu como tranqüilo todo o processo eletivo. Ele adiantou que provavelmente, ainda, este mês os conselheiros iniciarão uma capacitação sobre o conselho através de tele aulas no próprio município que atua.

Fonte: Ascom da prefeitura de Aliança