Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

O município de Juarina recebe mais uma edição do Mutirão da Reforma Agrária, que começa nesta segunda-feira, 13 com o objetivo de atender 1.010 famílias assentadas. As atividades vão beneficiar três projetos de assentamento, localizados no município e em Bernardo Sayão, até o próximo sábado (18).

O atendimento ocorre no Centro de Estudos da Educon e ainda em visitas programadas aos três assentamentos. O Mutirão da Reforma Agrária é realizado Incra no Tocantins a fim de atender as solicitações apresentadas pelos trabalhadores assentados e promover discussões sobre as necessidades dos projetos nas áreas de infraestrutura, produção e crédito rural.

Em cada edição do evento, os agricultores familiares podem solicitar a emissão de certificados e outros documentos expedidos pelo Incra, declarações para fins de aposentadoria rural, regularização cadastral, quitação de títulos de posse e vistorias técnicas em parcelas para solução das demandas apresentadas. Quem participa do evento é orientado, ainda, sobre o acesso aos programas e políticas de incentivo à agricultura familiar desenvolvidas pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e por parceiros, nas áreas de fomento, crédito rural, produção e meio ambiente.

Este ano, a Superintendência Regional promoveu um mutirão em Pequizeiro, que assistiu 1.200 famílias assentadas na localidade e nos municípios de Couto Magalhães e Colmeia. O presidente da Associação do Projeto de Assentamento Progresso, em Colmeia, Roberto Ribeiro Rodrigues, destaca que a realização do evento foi importante para resolver as demandas apresentadas pela comunidade e orientar as famílias sobre as políticas de reforma agrária. “Resolvemos situações como regularização cadastral de assentados, liberação de declarações de aptidão ao Pronaf e outros programas de apoio à agricultura familiar, além de recebemos orientações sobre a assessoria técnica e meio ambiente”, afirma.

O Superintendente Regional do Incra em Tocantins, José Roberto Ribeiro Forzani, ressalta que a iniciativa da instituição atende com mais agilidade e qualidade as demandas apresentadas pelas famílias, que não precisam se deslocar mais até Palmas, para solucionar suas dúvidas ou apresentar seus requerimentos.

Fonte: Ascom Incra