Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Fernando Alves Junior Luiz toma posse como Secretario Municipal de Articulação Metropolitana Junior Luiz toma posse como Secretario Municipal de Articulação Metropolitana
  • Prefeito assina termo de posse
  • Junior Luiz discursa durante a posse
  • Presidente nacional  do PTN, José de Abreu, prestigiou a posse

O prefeito de Palmas, Raul Filho (PT), instituiu na manhã desta quarta-feira, 15, na Sala de Reuniões do Paço Municipal, a Secretaria Municipal de Articulação Metropolitana da capital. Raul empossou como titular da pasta o presidente regional do PTN, Júnior Luiz Pereira do Nascimento. A inciativa do Paço contribui mais uma vez para enfraquecer politicamente o já fragilizado governo de Marcelo Miranda (PMDB) e visa agasalhar a força política que contribuiu na coligação Aliança da Vitória para eleger o governador.

A articulação do prefeito Raul Filho para trazer o PTN regional para junto de si já vinha sendo especulada desde o lançamento oficial do Arraiá da Capital, no dia 27 março, no Espaço Cultural. Naquela oportunidade Junior Luiz compareceu ao evento.

O PTN também possui dois vereadores na Câmara Municipal e fazem parte da base de sustentação do prefeito Raul Filho; o vereador José do Lago Folha Filho (Folha), que desde a eleição para a mesa diretora da Câmara acompanha o grupo Rauzista e Divina Márcia, que durante a visita do prefeito à Câmara no dia 5 de fevereiro, para leitura da mensagem do executivo, afirmou durante pronunciamento, que muitos a perguntavam se era ou não da oposição, para a seguir responder, "eu não sou oposição".

Com mais esta articulação do Paço Municipal, o PTN rompe de vez com a base marcelista na Câmara, resta saber se isto significará também um rompimento com o governo Marcelo Miranda (PMDB) que para muitos já morreu e não passa de um cadáver fedorento perambulante.

A posse de Junior Luiz foi prestigiada por vários secretários municipais e ainda contou com a presença do presidente nacional do PTN, José de Abreu.

Secretaria

O novo órgão terá a responsabilidade de estabelecer articulação permanente com os municípios limítrofes, como também com instâncias dos governos federal e estadual, visando à mediação e à solução dos problemas de ordem supramunicipal.

Segundo a prefeitura, o novo secretário terá a missão de promover o entendimento com os municípios circunvizinhos e demais órgãos voltados à superação de problemas setoriais ou regionais comuns. Entre suas atribuições constam também a execução e o levantamento de informações necessárias ao desenvolvimento de projetos e programas, visando às parcerias com os municípios do entorno de Palmas.

 (Umberto Salvador Coelho)

Atualizada às 16h30