Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Nesta sexta-feira, 17, o governador Marcelo Miranda participa do lançamento das obras do trecho de 225 quilômetros da FNS - Ferrovia Norte-Sul no estado de Goiás. O evento acontece a partir das 9h, em Uruaçu, com passagem ainda pelos municípios de Campinorte e Porangatu, sendo que nestes dois últimos municípios serão lançados canteiros de obras. Participam ainda da programação o governador de Goiás, Alcides Rodrigues, o presidente da Valec, Juquinha das Neves, e outras autoridades.

O trecho a ser lançado conta com 225 quilômetros e compreende os municípios de Uruaçu, Campinorte, Mara Rosa, Porangatu, até a divisa com o Tocantins, nas proximidades do Córrego Enseada, no municipio tocantinense de Talismã. Os investimentos nesse trecho somam R$ 900 milhões, oriundos do governo federal, por meio do PAC - Programa de Aceleração do Crescimento.

Tocantins

No Tocantins, também estão em execução obras da estrada-de-ferro no trecho de 100 km, entre Colinas do Tocantins e Guaraí. O trecho deve consumir recursos na ordem de R$ 300 milhões e está previsto para ser inaugurado em maio, segundo informações da Valec. Está em andamento também o trecho na região de Miracema, onde são executadas obras de infraestrutura básica, como instalação de bueiros e terraplanagem, e realizados estudos nas regiões de Gurupi e Alvorada.

A previsão é de que até julho de 2010 todo o trecho entre Açailândia (MA) e Anapólis (GO), de 1.574 km, seja concluído, segundo informações da Valec Engenharia. Até o momento, os trilhos já foram instalados de Açailândia, no Maranhão, até Colinas, na região norte do estado do Tocantins.

Fonte: Secom