Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Cb Filho

Foto: Cb Filho

Os 20 anos da Polícia Militar do Tocantins serão comemorados nesta terça-feira, 21 de abril. As comemorações acontecem a partir das 19 h, no pátio do QCG - Quartel do Comando Geral, em Palmas. Neste dia é celebrado o Dia de Tiradentes, Patrono das Polícias Militares Brasileiras e o Dia do Policial Militar. A cerimônia deve ser presidida pelo governador Marcelo Miranda.

Para os militares o dia 21 de abril é uma data muito especial. No Tocantins, este dia é de muita expectativa para aqueles oficiais que aguardam promoção. A maior comemoração este ano será feita pelos aspirantes da 3ª turma do Curso de Formação de Oficiais (CFO), que será promovida ao 1º posto de oficial (tenente).  As promoções serão concedidas a 39 aspirantes. Também podem ser concedidas outras promoções, que serão reveladas somente durante a solenidade, segundo informou a PM.

Homenagens

Serão agraciadas cinco autoridades com a Medalha Tiradentes, uma honraria da PM a civis e militares por serviços relevantes prestados à comunidade. Serão homenageados a presidente do Tribunal de Justiça, Willamara Leila; o secretário da Habitação e Desenvolvimento Urbano, Alendro Lacerda; o secretário do Planejamento, José Augusto Pires Paula; a secretária da Educação e Cultura, Maria Auxiliadora Seabra Rezende, e o comandante do 22º Batalhão da Infantaria do Exército, coronel Miguel Ângelo Compagnac.

Também serão concedidas medalhas por tempo de serviço a 102 policiais militares, sendo oito medalhas (por 30 anos); 33 medalhas (20 anos); 61 medalhas (10 anos).

Desfile

Como já é tradição não poderia faltar o desfile que será organizado da seguinte forma: à frente um pelotão de 8 policiais com fuzis 7,62 guardarão o pelotão de policiais femininas, que levam as 27 Bandeiras dos estados brasileiros, seguido do pelotão da turma do 2º ano do Curso de Formação de Oficiais (CFO II), composto por 28 cadetes, logo atrás desfilam o pelotão composto por 28 alunos do CHC – Curso de Habilitação de Cabos armados com fuzis 7,62 e os pelotões de policiais do QCG e da Cipama.

O desfile encerra-se com a apresentação do grupamento motorizado da PM, composto por viaturas de Rádio Patrulha, caminhonete e lancha da Cipama, além dos grupos especializados da CIOE – Comando de Operações Especiais (GIRO – Grupo de Intervenção Rápida Ostensiva, COE – Comando de Operações Especiais, ROTAM – Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas e o CANIL.

Da redação com informações Ascom Polícia Militar