Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Fotografias e objetos mostram a diversidade cultural dos povos indígenas do Tocantins, na exposição promovida pela Fundação Cultural do Estado.

A mostra, aberta ao público, começou na semana passada, na sexta-feira, 17, e vai até a próxima quarta-feira, 22 de abril, no hall da Assembléia Legislativa, em Palmas, sempre a partir das 14 horas, até as 18 horas. A exposição faz referência à cultura indígena, com o objetivo de mostrar a riqueza dos povos do Estado e também de outras regiões do Brasil.

No Tocantins, a população indígena é estimada em mais de 10 mil indivíduos, distribuídos em oito povos em todas as regiões do Estado, além dos oriundos de outros estados, que buscam no Tocantins oportunidade para estudos e condições de vida que já não encontram no seu lugar de origem, como aqueles que cursam universidade.

Segundo a assessora técnica do Museu e Cultura Indígena da Fundação Cultural do Estado, Joana Euda Barbosa, integrante do povo Munduruku, a exposição contará com peças utilizadas em rituais, adornos e de uso cotidiano utilizados pelos indígenas tocantinenses e também dos Kaiapó e Munduruku, do Pará e Camaiurá, povo que vive no parque do Xingu, no Mato Grosso.

A parte fotográfica da exposição contará com 30 trabalhos dos fotógrafos Emerson Silva, Auro Giuliano, Gustavo Sá, entre outros. As fotografias e parte dos objetos pertencem ao acervo da Fundação Cultural do Tocantins e o restante e de coleção particular.

Da redação com informações Ascom Fundação Cultural