Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

São esperados aproximadamente 500 idosos no próximo sábado, 25, no Paço Municipal, em Palmas. A oportunidade marca o Dia Nacional de Vacinação do Idoso contra Gripe e contará com as presenças do prefeito Raul Filho; do Secretário Municipal da Saúde, Samuel Bonilha e participação de várias entidades da terceira idade.

Além de apresentações artísticas, brincadeiras dirigidas, sorteio de brindes e lanche saudável, os idosos vão contar também com um posto especial de vacinação e outro para aferição de pressão arterial e avaliação dos níveis de glicose. “A exemplo do ano passado, vamos realizar uma festa animada e muito saudável” , afirma Bonilha.

Profissionais

A XI Campanha Nacional de Vacinação do Idoso – 2009 – vai envolver cerca de 700 servidores da Semus, entre agentes comunitários de saúde, enfermeiros e técnicos de enfermagem que vão atuar nos 36 postos de vacinação (relação abaixo) que serão disponibilizados em toda a capital, de 25 de abril a 8 de maio. Colaboram ainda, 20 acadêmicos de enfermagem da Ulbra e Faculdade Objetivo.

De porta em porta

“Nossos agentes comunitários de saúde estão indo de casa em casa, entregando material informativo e conscientizando a população acima de 60 anos de idade, sobre a importância de se tomar a vacina e o conforto que ela trás à saúde", informa o Secretário da Saúde.

Com o slogan local “a gripe não respeita seus cabelos brancos”, a campanha deste ano pretende imunizar contra o vírus influenza, principal causador da gripe, a totalidade da população idosa da capital, estimada em 6.684 pessoas, segundo Censo do IBGE, 2007. No ano passado, 6025 idosos foram vacinados:”estamos trabalhando para ampliar esse contingente”, assegura Bonilha.

A doença

A influenza é uma doença infecciosa, aguda, de natureza viral, altamente contagiosa, que ataca o aparelho respiratório e tem como principal complicação as pneumonias, que são responsáveis por um grande número de internações hospitalares.

A febre é o sintoma mais importante e dura em torno de três dias. Os sintomas respiratórios como a tosse e congestão nasal tornam-se mais evidentes com a progressão da doença e mantêm-se em geral por três a quatro dias após o desaparecimento da febre.

Relação dos Postos de Vacinação (dia 25)

Policlínica 303 Norte

USF 603 Norte

USF 404 Norte

Ambulatório Evangélico

USF 906 Sul

USF 1206 Sul

USF 1105 Sul

USF Taquari

USF Liberdade

USF Aureny I

USF Santa Bárbara

Policlínica Taquaralto

USF Taquaruçu

Paço Municipal (abertura oficial da campanha)

Nos dias subseqüentes, todas as unidades de saúde terão a vacina disponível:

Policlínica 303 Norte

USF 305 Norte

USF 307 Norte

USF 407 Norte

USF 409 Norte

USF 603 Norte

USF 605 Norte

USF 508 Norte

USF 404 Norte

Ambulatório Evangélico

USF 403 Sul

USF 612 Sul

USF 906 Sul

USF 1004 Sul

USF 1104 Sul

USF 1106 Sul

USF 1206 Sul

USF 1203 Sul

USF 1105 Sul

USF Taquari

USF Liberdade

USF Nosso Sonho

USF Novo Horizonte

USF CAIC

USF Alto Bonito

USF Aureny I

USF Aureny II

USF Santa Bárbara

USF Setor Sul

USF Bela Vista

USF Morada do Sol

Policlínica Taquaralto

USF Taquaruçu

USF Buritirana

Parceiros

Polícia Militar, Marinha , Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Emprego,UFT/UMA, OMEP, Minascom, Floramed, Expresso Miracema, Drogaria Farma Mais, Faculdade Objetivo, UFT, Farmácia BioVida, UNICOM, QUAVI.

Fonte: Assessoria de Imprensa Semus