Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

O Tocantins registrou 3.180 inscrições na competição Desafio Sebrae, superando a meta nacional para o Estado este ano. O crescimento de 24,66% do número de universitários inscritos no jogo comparado à edição do ano passado (2.551). Mais de 700 equipes de três e cinco estudantes universitários foram formadas para disputar a primeira fase do jogo, válida pela etapa estadual, que começa ainda no final deste mês.

Em todo o Brasil, foram 131.183 inscrições. O jogo, que comemora este ano 10 anos, superou a meta de alcançar 100 mil inscritos, demonstrando o comprometimento de todos os estados que atingiram as metas estabelecidas de inscrições.

Paulo Massuia, diretor superintendente do Sebrae, festeja o resultado de sucesso, já que por dois anos consecutivos, o Sebrae Tocantins ocupa o 1º lugar no ranking dos estados com o maior número de inscrições em termos proporcionais. “Uma das razões do sucesso deste resultado se deve ao empenho dos colaboradores dos núcleos regionais do Sebrae, que se envolveram nesta missão e criaram estratégias eficazes de divulgação. Todos estão de parabéns por terem aceitado o desafio”, afirma.

A coordenadora estadual do Desafio Sebrae, Eligeneth Resplandes disse que várias ações foram desenvolvidas para divulgar o jogo, entre elas, visitas às universidades para fazer palestras, exibir vídeos, panfletagem e mídia espontânea, entre outros. “O empreendedorismo desperta o interesse dos jovens universitários, que aproveitam para colocar em prática as teorias aprendidas em sala de aula, no maior jogo de empresas do mundo, sem obter prejuízos”, explica.

O Centro Universitário Unirg ficou novamente entre as instituições de ensino superior com o maior número de inscritos no Tocantins. No ranking estadual, a Unirg ficou em primeiro lugar (797 inscrições); a Universidade Federal do Tocantins (UFT) em segundo lugar (376); o Ceulp/Ulbra em terceiro lugar (315); seguidos da ITPAC Porto Nacional - Faculdade Presidente Antônio Carlos (221) e FACDO - Faculdade Católica Dom Orione (205).

Os cursos de Administração (675), Direito (531), Ciências Contábeis (377), Medicina (199); Administração de Empresas (172), Engenharia (129), Enfermagem (104), Farmácia (100), Ciências da Computação (86) e Sistemas de Informação (75) foram os que obtiveram o maior número de estudantes inscritos no Desafio Sebrae 2009 com destaque para os cursos das áreas de saúde.

Segundo o setor de estatística do Desafio Sebrae, dos 3.180 inscritos, 51,6% representa o universo de homens e 48,4% de mulheres. Em 2008, eram 50,2% de homens e 49,8% de mulheres. Já a faixa etária predominante continua jovem. Dos inscritos, 53,5% estão entre 18 e 22 anos; 19,8% estão entre os 23 e 26 anos; 22,8% têm 27 anos completos e 3,8% tem até 17 anos completos.

Massuia comenta que o Sebrae/TO tem se destacado atingindo as metas estabelecidas pelo Sebrae Nacional, porque de fato cumpre com sua missão. “O Desafio Sebrae é a prova da credibilidade da instituição junto a sociedade que o respalda participando das ações propostas”, ressalta.

Em 2009, para comemorar os 10 anos do Desafio Sebrae, a semifinal e a final acontecerão em Brasília, no mês de novembro. O objetivo, segundo a coordenação da competição, é ter as 32 equipes que disputam as duas últimas etapas juntas na comemoração do décimo aniversário do Desafio.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Sebrae