Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação Dia mundial do meio ambiente em Araguatins Dia mundial do meio ambiente em Araguatins

As equipes das Unidades Regionais do Naturatins – Instituto Natureza do Tocantins de Paraíso do Tocantins, Araguatins e Tocantinópolis iniciaram, nesta sexta-feira, 5, as atividades da 15ª Semana do Meio Ambiente, que tem o slogan “Facilite a vida no planeta” e o tema “Consumo consciente – Gestão Ambiental Sustentável”.

Em Paraíso do Tocantins foi realizada uma caminhada ecológica na Serra do Estrondo, com alunos do 8° e 9° ano da Escola Municipal 23 de Outubro. Durante o percurso, os estudantes fizeram o plantio de Ipê, árvore típica do Cerrado, recolheram lixo e tiveram noções sobre a preservação do meio ambiente.

À tarde, no município de Divinópolis, a equipe do Naturatins participou do Simpósio de Meio Ambiente, no auditório da prefeitura, com a participação da comunidade, escolas municipais e estaduais.

Araguatins

Em Araguatins, a equipe do Naturatins realizou atividades na Escola Estadual Antônia Milhomem. Durante uma caminhada ecológica, os técnicos auxiliaram os alunos no plantio de mudas de açaí e ipê nas ruas da cidade e margens do rio Taquari e no córrego Brejo Comprido. A tarde foi feito o plantio de 100 mudas típicas do Cerrado, na avenida Dom Orione, com a participação da comunidade.

Em São Bento do Tocantins, a equipe do Naturatins de Araguatins realizou palestra sobre questões ambientais para professores e alunos da Escola Estadual Irmãos Filgueira.

Tocantinópolis

A Unidade Regional do Naturatins de Tocantinópolis realizou a III edição da Caminhada Ecológica, com a presença de alunos da Escola Municipal Dom Orione que mobilizou a comunidade da região.

Na quarta-feira, 3, os técnicos ministraram palestra com moradores do município de Angico na sede da Câmara de Vereadores, quando foram abordados os temas “Impactos ambientais da pecuária e do desmatamento em matas ciliares”. Já na quinta-feira, 4, foi realizado ciclo de palestras sobre meio ambiente em Santa Terezinha do Tocantins, onde os participantes discutiram os temas “Controle de Queimadas e Combate a Incêndios” e “ICMS Ecológico e sua importância na gestão ambiental municipal”.

Palmas

Em Palmas foi aberta oficialmente, na manhã desta sexta-feira, a 15ª Semana do Meio Ambiente. A solenidade ocorreu no auditório do Quartel do Comando Geral da Polícia Militar.

A programação é organizada pelo FELC-TO – Fórum Estadual Lixo & Cidadania e a CIEA – Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental, que tem entre seus parceiros o Naturatins – Instituto Natureza do Tocantins.

O evento contou com a presença do presidente do Naturatins, Marcelo Falcão Soares; do secretário municipal de Meio Ambiente, Eduardo Manzano Filho, representando o prefeito de Palmas, Raul Filho, além de várias autoridades e estudantes.

Ainda nesta sexta-feira, das 15h30 às 17h, aconteceu a “Caminhada para o Verde”, com a presença de alunos do IFTO – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins.

Fonte: Ascom Naturatins