Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Divulgação Piano e Mendes - amizade, sintonia e profissionalismo Piano e Mendes - amizade, sintonia e profissionalismo
  • Ford Racing Trucks Campeã do Rally dos Sertões 2007 e 2008 nos caminhões - Foto - Haroldo Nogueira
  • Caminhão F4000 Território 4x4 pronto para enfrentar o roteiro - Foto - Haroldo Nogueira

Em 2009, Edu Piano completa 14 participações no Rally dos Sertões e três títulos conquistados na prova, dois nos Caminhões em 2007 e 2008 e um nos Carros em 2005. E é com a experiência adquirida ao longo desta trajetória na maior prova off-road do país e uma das maiores do mundo, que o paulista pretende enfrentar o duro roteiro anunciado para a 17ª edição, que tem início no próximo dia 23 em Goiânia (GO), passa pelo Tocantins e termina em 3/7 em Natal (RN).

O piloto da Ford Racing Trucks esteve no briefing realizado pela organização do rali na última segunda-feira (8) em São Paulo, quando os competidores conheceram um pouco mais dos detalhes e modificações finais do percurso de mais de 5 mil quilômetros que cruzará sete estados durante dez dias.

Para Piano, que defende a equipe oficial da Ford Caminhões, as dificuldades apresentadas no roteiro 2009 mostram que será um rali de técnica e estratégia. "Achei muito interessante o roteiro. Este ano por causa das chuvas na região Norte/Nordeste teremos uma prova bem técnica e difícil e vamos traçar as alternativas com precisão", avalia o piloto.

O navegador também não fica atrás. Contabiliza 11 participações na prova e dois títulos ao lado de Piano. A sintonia entre os dois tem sido perfeita e melhora a cada ano. Mendes acredita que a redução de algumas especiais e modificações no roteiro são necessárias, tanto que são visíveis as mudanças na região que está bem diferente do ano passado. "Aqui no Nordeste choveu muito e continua chovendo ainda e nunca na minha vida vi uma situação desta, muitas estradas e trilhas se tornaram intransitáveis", enfatiza o cearense de 45 anos e morador de Fortaleza.

Já sobre as dificuldades, aprovou o percurso e faz alguns comentários. "Quanto mais difícil melhor, sei que vou gostar de ter muito trabalho. Primeiro dia no canavial, terceiro dia travado e com muita navegação, sexto 30km de labirinto, vai ser muito dura a prova e prevalecer uma boa navegação mesmo", diz Mendes.

"Só sei que terá muita água, travessia de rios, barragens e trechos pesados de areia para ultrapassar, fora a etapa Maratona, então diante disto, a organização disse que será um dos Sertões mais difíceis de todos os tempo, mas estamos prontos para encarar e teremos muito trabalho", finaliza Piano que lutará pelo terceiro título nos Caminhões, ao lado de Mendes e do co-piloto Davi Fonseca.

A 17ª edição do Rally dos Sertões contará com 135 inscritos da categoria Motos, Quadriciclos, Carros e Caminhões e passará pelos estados de Goiás, Tocantins, Bahia, Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.

Caminhão bicampeão é destaque - A edição de hoje (quarta-feira 10) do jornal Diário do Grande ABC, o maior jornal das cidades do ABC Paulista, traz uma reportagem sobre os diferenciais da F4000 Território 4x4. Um projeto da Território Motorsport com a montadora, o caminhão venceu as duas últimas edições do Rally dos Sertões na Geral dos pesados e na T4.1. Edu Piano, que também é preparador de carros de competição, fala sobre o preparo do equipamento. É possível ler a íntegra da matéria com todas as fotos na versão do diário virtual na home do site.

A equipe Ford Racing Trucks conta com patrocínio da Ford Caminhões, Goodyear, Termicom e Território 4x4 do Brasil Engenharia Automotiva.

Fonte: Assessoria de Imprensa Ford Racing Trucks