Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Programa Educando com Saúde vai afabetizar mais de 3.500 jovens, adultos e idosos em Palmas

Programa Educando com Saúde vai afabetizar mais de 3.500 jovens, adultos e idosos em Palmas Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Programa Educando com Saúde vai afabetizar mais de 3.500 jovens, adultos e idosos em Palmas Programa Educando com Saúde vai afabetizar mais de 3.500 jovens, adultos e idosos em Palmas

O Prefeito Raul Filho (PT) lança o maior programa de erradicação do analfabetismo de jovens adultos e idosos na capital Palmas, “Educando com Saúde”, nesta quarta-feira, dia 17, às 9h30, no auditório da Escola de Tempo Integral Padre Josimo Tavares, na Região Norte.

O programa, que será coordenado pela Secretaria Municipal da Educação, terá parceria da Secretaria da Saúde de Palmas, que, através dos 461 Agentes Comunitários de Saúde, vai fazer preliminarmente, um levantamento completo sobre quem são, onde estão, como vivem os 3.548 analfabetos da Capital.

“Com essas informações vamos ter um retrato fiel da situação do analfabetismo, garantir acesso à leitura e à escrita, além de promover um planejamento integrado de ações que incluam essas pessoas em todas as políticas públicas, benefícios e serviços sociais oferecidos pelo poder público”, argumenta Raul Filho.

De acordo com Danilo de Melo Souza, secretário municipal da Educação, a superação do analfabetismo no município é condição necessária para a inclusão de todos os palmenses no processo de transformação social. “É um caminho que será construído enquanto se caminha, aberto por quem tem sensibilidade e bom senso, reconhecendo e valorizando as diversidades socioculturais, as expressões de educação e cultura popular de nossa gente”, justifica.

A alfabetização se dará através de uma proposta consistente, acompanhada de processos de formação inicial e continuada, com conteúdos pertinentes à saúde. “A saúde preventiva é o melhor, mais econômico e bem sucedido método de se garantir uma sociedade mais saudável, justa e educada, proporcionando uma significativa melhoria da qualidade de vida de todos”, assegura Samuel Bonilha, secretário da Saúde de Palmas.

Fonte: Ascop