Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A comemoração da formatura dos alunos da 4ª turma do projeto Telinha de Cinema, desenvolvido pela ONG Casa da Árvore, em parceria com o Instituto Vivo, será nesta sexta feira,19, às 19h, no Espaço Telinha, no Jardim Aureny I. Na oportunidade, serão apresentados vídeos produzidos ao longo de cinco meses de atividades:

· “Sabão Pequi" - Com muito bom humor e criatividade, os alunos recriaram de maneira caricaturada uma situação característica da comunidade: as propagandas em carros de som em plenas manhãs de final de semana.

· “O Cheião” - O vídeo faz alusão ao Eixão, linha de ônibus que atravessa Palmas de norte a sul. Os alunos foram a campo, entraram no ônibus e captaram depoimentos dos passageiros para mostrar como é o cotidiano de quem precisa do transporte público da Capital.

· “Canção de Amor à Palmas” – Uma homenagem a capital tocantinense, inspirada na música do compositor e cantor tocantinense, Braguinha Barroso.

· “Haja gasolina” - Inspirados no poema de Antonio Rezende, que fala sobre a paisagem urbana de Palmas com uma rima criativa, os alunos mostram como é o trânsito na cidade cheia de rotatórias.

Produção Reconhecida

Nos próximos dias, outras produções desenvolvidas por jovens do projeto Telinha de Cinema vão integrar-se a importantes mostras e festivais de cinema e vídeo do Brasil. Dois vídeos foram selecionados para concorrer na categoria de vídeos de 1 minuto no 32° Festival Guarnicê de Cinema, um dos maiores festivais do Nordeste do país, que acontece em São Luis, Maranhão, de 16 a 22 de junho. Os trabalhos escolhidos foram Mensagem de Papel (2008), com direção de Merck Miranda, e Basta um Pé e uma Mão (2008), de Leila Dias e André Araújo, premiado como melhor vídeo no Gramado Cine Vídeo de 2008.

Em julho, os filmes do Telinha participarão do Festival de Internacional de Cinema da CUFA, que acontece de 29 de junho a 9 de julho, no Centro Cultural Banco do Brasil, no Rio de Janeiro. Participarão os vídeos Todas as Línguas, Sim, não e porquê?, Sabatina com Caco Barcellos, Movimento pela Vida, Mensagem de Papel, Encarando a Adolescência, Dia de Feira, Córrego Machado, Água Passada e 3 dias. Na ocasião, a equipe do projeto ministrará uma oficina de vídeo de bolso e suas aplicações na educação para duas turmas, de jovens e de educadores, no Centro Cultural Banco do Brasil, também no Rio de Janeiro.

O projeto Telinha de Cinema é desenvolvido pela ONG Casa da Árvore, em parceria com o Instituto Vivo, e há três anos vem promovendo um encontro de jovens estudantes da rede pública com as novas tecnologias de informação e comunicação, através da arte e das suas aplicações na educação.