Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Nesta segunda-feira, 22, terá início, em Palmas, o “Seminário Internacional Crise Civilizacional: Distintos Olhares – transição de paradigma de desenvolvimento nos países do sul”. A abertura acontece às 19h, no auditório Cuica da UFT – Universidade Federal do Tocantins, com a presença do governador Marcelo Miranda e de autoridades federais e estaduais. O evento, que será realizado até o dia 24, vai discutir políticas ambientais, sociais e econômicas para o mundo.

O governo do Estado é o principal parceiro do evento e um dos responsáveis pelas discussões. Além de participar da abertura, Marcelo Miranda será um dos coordenadores e palestrante do seminário. Secretários de governo também ministrarão palestras ao lado de nomes como o do filósofo, sociólogo, antropólogo e historiador francês Edgar Morin, considerado um dos maiores intelectuais contemporâneos.

Na quarta-feira, 24, Marcelo Miranda será palestrante na “Apresentação do Plano Estratégico para a Bacia Tocantins-Araguaia - O que os governos têm a dizer?”, coordenada pelo secretário estadual dos Recursos Hídricos, Anízio Pedreira. No mesmo dia, o Governador coordenará a palestra “Novas perspectivas de desenvolvimento para a região amazônica”. Os palestrantes desse tema serão o senador e professor da UNB – Universidade de Brasília, Cristovam Buarque, e o historiador Edgar Morin.

A palestra sobre as “Novas Perspectivas de Desenvolvimento para a Região Amazônica” será coordenada pelo secretário estadual do Planejamento, José Augusto Pires Paula, e terá como palestratante o secretário estadual da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Sahium. Na programação do evento também serão debatidos temas como: O desequilíbrio ambiental, sustentabilidade, aquecimento global, economia e governabilidade mundial.

Também serão palestrantes no seminário, a senadora Marina Silva; o paleontólogo francês Michel Brunet, responsável pela equipe que encontrou o fóssil do mais antigo ancestral humano; o presidente do Incra, Rolf Hackbart; além de outros nomes respeitados nacionalmente e mundialmente em diversas áreas.

A realização do evento é do Instituto Internacional de Pesquisa sobre Política Civilizacional, com sede na França; do CDS/UnB - Centro de Desenvolvimento Sustentável, da Universidade de Brasília; da UFT e da Fundação Universidade do Tocantins. São apoiadores do seminário o Governo do Tocantins, Incra/Ministério de Desenvolvimento Agrário, Caixa Econômica Federal e Grupo Rede/Celtins.

Fonte: Secom