Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Em solidariedade ao secretário da agricultura, Roberto Sahium, parlamentares governistas e da oposição manifestaram-lhe apoio na sessão ordinária desta terça-feira, dia 23. O primeiro a pronunciar-se em favor de Sahium foi o deputado César Halum (Dem) que protestou contra uma matéria publicada no Jornal do Tocantins, segundo a qual, por decisão da Justiça, o secretário possui seus bens indisponíveis por envolvimento em supostas irregularidades em projetos da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) em que ele trabalhou com consultor.

De modo enfático, Halum defendeu o secretário que, de acordo com ele, há anos presta assessoria como agrônomo sem cobrar por isto, como em todos os projetos de piscicultura e irrigação do Estado, no projeto ambiental do reservatório de Palmas e em trabalhos para a Sudam. “Em 90% dos projetos, Sahium trabalhou de graça”, informou Halum.

O assunto ecoou entre os demais parlamentares. Após ressalvar que não se manifestava pela bancada, mas em seu próprio nome, o deputado Cacildo Vasconcelos (PP) ofereceu apoio a Sahium e comentou que nunca viu o secretário envolvido em escândalos.