Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Dornil Sobrinho

A já tradicional entrega de comendas Dr. Francisco Ayres da Silva aconteceu na noite de ontem, terça-feira, 23, dentro da programação da Semana da Cultura de Porto Nacional. Ao todo foram homenageadas 15 pessoas contribuíram com relevantes serviços para a cidade.

A comenda municipal recebe o nome de Dr. Francisco Ayres da Silva, devido ao mesmo ter sido um homem, que lutou e alcançou significativo desenvolvimento para a região. Ele nasceu em 1872, formou-se no Rio de Janeiro em medicina em 1889, após este período retornou a Porto Nacional onde foi por muito anos o único médico da cidade. De 1914 a 1937 foi Deputado Federal, época em que o congresso nacional foi fechado pelo Estado Novo, período em que fundou o periódico – Norte de Goyas, que combatia o regime político da época.

Para a prefeita de Porto Nacional Teresa Martins (PDT) esta é uma homenagem justa para aqueles que de alguma forma elevaram o nome do município. “Nossa querida Porto Nacional não seria essa jóia de rara beleza que a todos encanta, se não fosse pelos esforços e empenho de cada um dos Senhores e Senhoras aqui presentes”

Os homenageados com a comenda foram: Antônio Rego Barros – Empresário; Carmen Aires Manduca – Professora; Creuza Ayres da Silva – Professora; Domingas Tavares dos Santos - Irmã Igreja Santos Reis; Joana dos Reis Neres Gomes - Diretora Regional de Ensino; João Pereira de Macedo – Professor; José Roberto da Silva Leite – Desportista; Maria da Cunha Reis – Comsaúde; Maria Joaquim Sotero da Silva – Professora; Neuton Oliveira Silva – Barbeiro; Palmêron Tavares da Silva – Professor; Raimundo Nonato da Frota Filho - Superintendente Caixa Regional; Sérgio Augusto Giatti – Empresário; Erazine Fonseca Pinheiro – Vice-prefeito de Porto Nacional.

Para a uma das homenageadas da noite, a professora Creuza Ayres da Silva, este é o reconhecimento de um trabalho de uma vida inteira. “Estou muito orgulhosa em ter contribuído e continuar contribuindo para a elevação da educação do nosso município”, garante.

Além das homenagens houve também as apresentações do musico Alexandre Coelho e os alunos do Centro de Municipal de Artes, Coral do Colégio Sagrado Coração de Jesus, e apresentação dos acadêmicos do Curso de Musica da UAB/UNB pólo de Porto Nacional e Orquestra Tocantinense de Violeiros.

Hoje dia 24, será o encerramento da semana e dentro da programação esta previsto acontecer um grande arraia com concurso de quadrilha, onde vão concorrer grupos de Porto Nacional e Palmas a partir das 19h. Para o fechamento da semana também estão previstos: Oficina de dobraduras, curso de culinária, matinê de São João do Porto, palestra e um show com o artista Antista do Acordeon.

Fonte: Ascom pref. Porto Nacional