Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Lenito Abreu

Respeito às normas que garantem a qualidade das vacinas e produção com um custo mais baixo, desenvolvimento de pesquisas de vacina antiafitosa para todas as espécies de animais susceptíveis à doença e a implantação de um banco de estoque para situações emergenciais. Estas são algumas das recomendações feitas pela OIE - Organização Mundial de Sanidade Animal e FAO - Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação aos representantes de defesa agropecuária presentes na Conferência Mundial sobre Febre Aftosa.

O evento, que foi aberto pelo presidente da República do Paraguai, Fernando Lugo, foi realizado na capital paraguaia, entre os dias 24 e 26. Por três dias cerca de 500 participantes oriundos de 100 países, debaterem a atual situação da Febre Aftosa no mundo.

Para o presidente da Adapec – Agência de Defesa Agropecuária - Humberto Camelo - embora o ano de 2009 não seja marcado pela erradicação da febre aftosa na América do Sul, o continente pode estar próximo disso. “Ao conhecer a realidade dos demais continentes, percebemos que estamos no caminho certo. Mais do que nunca temos que harmonizar os procedimentos e fortalecer os serviços veterinários”, pontua.

“A vacina antiaftosa é uma importante ferramenta no que se refere ao controle da enfermidade. Como o Brasil já está em fase de erradicação devemos começar a discutir a possibilidade de retirar gradualmente a vacina”, explica Camêlo ressaltando que o Tocantins, a exemplo de outros estados brasileiros, irá retirar a vacina dos animais adultos em uma das etapas.

Maior incentivo da OIE a pesquisas, apoio as estratégias globais contra a aftosa, um maior envolvimento do setor privado, um maior compromisso político em todos dos âmbitos (regional, nacional e mundial) e métodos de diagnóstico rápido da aftosa, também são indicações resultantes do Congresso, que visam o controle e a erradicação da aftosa no mundo.

Dados

Atualmente, dos 174 países membros da OIE 64 são reconhecidos pelo comitê internacional livres de febre aftosa sem vacinação e um país é livre da doença com vacinação. Outras cinco nações ou territórios têm zonas livres com vacinação e 10 países têm áreas livres sem vacinação.

No Brasil, além do Tocantins, outras 15 unidades da federação são internacionalmente reconhecidas como livres de aftosa com vacinação. Apenas Santa Catarina possui o status de livre da doença sem vacinação.

Fonte: Assessoria de Imprensa Adapec