Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

A deputada federal Nilmar Ruiz (DEM-TO) esteve mais uma vez nesta semana com o ministro da Educação, Fernando Haddad, para interceder pela Fundação Universidade do Tocantins (UNITINS). Nilmar, que foi acompanhada na audiência pelo o presidente da Comissão de Educação no Senado Federal, senador Flávio Arns (PT-PR), teve a garantia do ministro que os alunos da Unitins/Eadcon vão poder concluir seus cursos.

Nilmar falou ao ministro que a Unitins foi criada com o mesmo espírito do Estado do Tocantins – para oportunizar o desenvolvimento, melhorar as condições de vida dos tocantinenses e promover Justiça Social. A deputada lembrou ao ministro que a concepção da Unitins foi diferente das universidades do restante do país, tornando-se pública, porém de direito privado, permitindo assim a parceria com a Eadcon.

Nilmar solicitou do ministro que apoiasse e ajudasse a Unitins a sair desse impasse que foi criado, porém, que lhe fosse assegurada a autonomia que todas as universidades brasileiras têm.

A deputada pediu ao ministro a garantia que os quase 100 mil alunos da Unitins/Eadcon terminassem seus cursos conforme começaram. Que não fosse estimulada e facilitada a transferência dos alunos e que fosse permitido o compartilhamento dos pólos presenciais com outras instituições, assim como o credenciamento dos novos polos que já foram adequados às normativas do MEC, para permitir a conclusão dos cursos já iniciadas.

Nilmar pediu também que fosse autorizada a realização de novos vestibulares para que a Unitins/Eadcon continuassem oportunizando às pessoas, principalmente nas pequenas cidades do Tocantins e do Brasil, o acesso a cursos superiores.

“Não podemos permitir que a UNITINS mingue até acabar e que os milhares de alunos, hoje matriculados, sofram a descontinuidade dos cursos, sejam transferidos e prejudicados”, enfatizou a deputada Nilmar.

Fonte: Assessoria de Imprensa Nilmar Ruiz