Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Funcionário emite GTA eletrônico da Adapec

Funcionário emite GTA eletrônico da Adapec Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Funcionário emite GTA eletrônico da Adapec Funcionário emite GTA eletrônico da Adapec

Depois de ceder o Sistema de Emissão de GTA – Guia de Trânsito Animal para o Espírito Santo, agora é o Estado do Maranhão que se interessa pelo programa tocantinense. Uma equipe da Aged – Agência de Defesa Agropecuária do Maranhão chega nesta quarta-feira, dia 8, a Palmas, e será recebida pelo presidente da Adapec – Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins, Humberto Camêlo.

Às 15h30, a equipe da Aged assistirá a uma palestra explicativa sobre o programa que foi criado pelos técnicos do setor de informática da Adapec. O programa, implantado no Tocantins desde 2007, agiliza e facilita a emissão da GTA, documento obrigatório para o transporte inter e intraestadual de todos os animais. Além disso, o sistema permite que a atualização de todos os dados cadastrados, assim como a movimentação do rebanho sejam acompanhados em tempo real, facilitando o controle do trânsito e, inclusive, o acesso as informações sobre arrecadação.

Camêlo explica que caso a equipe da Aged tenha interesse em implantar o sistema no Maranhão, a Adapec cederá o programa de forma gratuita assinando um termo de cooperação técnica e o coordenador de tecnologia de Informação, Vagner Cassol, capacitará os técnicos da Aged. “Essa troca de tecnologias é fundamental para o desenvolvimento do Sistema Nacional de Defesa Sanitária e estamos à disposição para auxiliar no que for preciso”, conta o presidente.

O interesse dos estados do Espírito Santo e Maranhão em ter o modelo de Sistema do Tocantins é também um reconhecimento do trabalho desenvolvido pela Adapec, afirma Camêlo. “Ele é rápido, seguro e tem nos ajudado a informatizar nossos escritórios. Outros programas sanitários na área vegetal, por exemplo, estão sendo desenvolvidos com este objetivo”, comenta o presidente.

Maranhão

A equipe da Aged é formada pelo diretor Geral Luís Augusto dos Santos Almeida, o diretor administrativo e financeiro Antonio de Pádua de Mendonça, o coordenador de informática Jorge Baldez Júnior, a fiscal de Defesa Animal Caroline Marques e o superintendente de Projetos e Desenvolvimento de Sistema da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Maranhão Solon Miranda.

Guia

A GTA é impressa em papel com fundo de segurança, que não permite cópia e com inscrições em tinta invisível, reagente à luz ultravioleta. O número do controle gráfico do formulário tem seqüência única e a impressão segue a numeração fornecida pela SFA – Superintendência Federal da Agricultura.

Cessão

O Tocantins cedeu o programa ao Idaf - Institudo de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo em março deste ano. Além do Tocantins e do Espírito Santo, utilizam o sistema também os estados de Goiás e Paraná. O estado do Rio de Janeiro também já manifestou interesse no programa tocantinense.

Fonte: Adapec