Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Divulgação Flavia de Brito nova filiada do PT de Araguatins Flavia de Brito nova filiada do PT de Araguatins
  • Alday Machado ficha de filiação abonada pelo prefeito raul Filho

O prefeito de Palmas, o petista Raul Filho, participou na manhã deste sábado, 18, do primeiro compromisso político na região do Bico Papagaio. Raul foi recebido em Araguatins, no salão Paroquial, pelo membro do diretório estadual, Freitas do PT, chefe da unidade do INCRA no município. O Ato político contou com a presença de lideranças comunitárias, entre elas, o prefeito Rocha Miranda (PMDB), de Araguatins, o vereador Antônio Marcos de Augustinópolis, os prefeitos Claudiney de Oliveira (PT) de São Sebastião do Tocantins e Rudiard Brito (PT) de Axixá do Tocantins.

O Prefeito Claudiney falou da necessidade do PT nas próximas eleições aumentar a sua representatividade nos espaços de poder, “precisamos eleger representantes dos trabalhadores para o poder executivo e legislativo”, afirmou. O ex-prefeito de Sampaio, Carlim Furlan (PT) também afirmou que as experiências bem sucedidas do PT no Tocantins, gabarita a legenda para galgar novos espaços, fazendo menção a gestão do prefeito Raul Filho, na capital.

O prefeito Raul Filho falou do momento político, econômico e social que o país vive. Segundo o petista, Lula vem fazendo um governo pautado na valorização do ser humano e vem investindo no setor produtivo e industrial. Raul também falou da conjuntura estadual. Para ele as indefinição das regras para o processo eleitoral de escolha do novo governador para o mandato tampão até o final de 2010, em decorrência da cassação de Marcelo Miranda (PMDB), trás insegurança a população. O petista disse que o Tocantins vive um momento de crise institucional, mas nunca houve um momento tão rico para fortalecer o diálogo com as bases nos municípios.

Reforma Política

O presidente regional do PT, Donizeti Nogueira, também falou da conjuntura estadual, para ele o momento é fruto da ausência de uma reforma política, que redefina as regras do sistema político-eleitoral. Nogueira lembrou que a infidelidade e indisciplina partidária vêm enfraquecendo os partidos políticos. “Nós que somos lideranças políticas precisamos superar os problemas das nossas instituições e práticas políticas, onde o individualismo na política perpetua em detrimento do projeto coletivo,” afirmou.

No término da reunião o Partido dos Trabalhadores de Araguatins, recebeu a filiação de novos membros, como a jovem Flávia de Brito e ex-candidato a deputado pelo PP, Alday Machado.

Agenda de reuniões e visitas

Raul Filho visita acompanhado de sua comitiva as praias do Bico do Papagaio, e nesta segunda-feira, 20, toma café em Axixá do Tocantins, com o prefeito Rudiard e lideranças da região. Na terça-feira, o prefeito participa da posse da prefeita de Augustinópolis, Dona Carmem (PMDB).

Da redação com informações Assessoria de Imprensa PT