Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Arquivo Ascop

Foto: Arquivo Ascop

A primeira das 77 hortas do projeto PAIS – Produção Agroecológica Integrada e Sustentável a serem instaladas em Palmas, será inaugurada nesta sexta-feira, 24, pelo secretário de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Palmas, Jucelino Rodrigues. O evento acontece a partir das 16hs, no assentamento Francisco Galvão, próximo a Buritirana.

Segundo o secretário, o projeto é uma nova alternativa de trabalho e renda para o pequeno agricultor que pretende melhorar a qualidade e aumentar sua produção. “Queremos fomentar a produção local e contribuir para que a mesa do palmense seja abastecida com nossos produtos”, acrescenta.

O projeto foi apresentado durante a Agrotins deste ano e, durante a feira, os produtores rurais da região puderam conhecer e receber orientação dos técnicos para implantação do PAIS em suas propriedades.

O projeto

O projeto Pais foi desenvolvido pelo Instituto Brasil Ásia, em parceria com a Fundação Banco do Brasil e Ministério da Ciência e Tecnologia. Em Palmas, as ações contam com o apoio da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural.

O PAIS utiliza instrumentos, técnicas e processos de baixo custo para a implantação de hortas circulares irrigadas por gotejamento. No centro da horta é construído um galinheiro que produz o esterco usado como adubo para as plantas e a sobra do plantio serve como alimento para as aves.

Fonte: Ascop