Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Koró Rocha

Foto: Koró Rocha

Os projetos de restauração da Catedral Nossa Senhora das Mercês, em Porto Nacional, bem como, a revitalização do seu entorno, serão elaborados ainda este mês.

O processo de licitação para a elaboração do projeto foi realizado no dia 16 de julho pelo IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e a empresa vencedora foi a SVS Consultorias e Projetos LTDA, que assinará contrato com o Iphan nesta semana. O prazo para conclusão dos trabalhos é 90 dias e o valor aplicado é de R$ 44.000,00.

Preservação

O IPHAN abrirá também licitação para a realização de estudos das normas de preservação de Porto Nacional, voltados a educação patrimonial da cidade, cujo centro histórico foi recentemente tombado como Patrimônio Cultural do Brasil.

Tombamento de Paranã

O município de Paranã, região sudeste do Tocantins, poderá também ser tombado como Patrimônio Cultural Brasileiro pelo IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. O processo de licitação para a realização dos estudos iniciais nos patrimônios da cidade já está aberto, com data prevista para o dia 04 de agosto. Os recursos para a execução dos trabalhos são de R$ 37.000,00 e a duração do contrato é de 90 dias.

A Fundação Cultural do Tocantins será parceira na realização dos estudos e segundo o presidente da instituição, Júlio César Machado, a previsão é que posteriormente sejam estudados os patrimônios das cidades de Taguatinga, Arraias, Dianópolis, Monte do Carmo e Palmas.

Da redação com informações Secom