Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Divulgação Gincana do Ceste mobiliza crianças na temporada de praia Gincana do Ceste mobiliza crianças na temporada de praia

O Consórcio Estreito Energia (Ceste), responsável pela implantação da Usina Hidrelétrica Estreito, realiza uma série de ações relacionadas à educação ambiental e saúde durante a temporada de verão nas praias do rio Tocantins que banham os municípios de Estreito e Carolina, no Maranhão, Babaçulândia, Filadélfia, Palmeiras do Tocantins e Palmeirante, no Tocantins.

Cerca de 20 pessoas entre educadores e agentes ambientais capacitados pelo Ceste, por meio do Núcleo de Educação Ambiental (NEA), desenvolvem desde o dia 10 de julho, a campanha “Praia Limpa, Praia Segura!”, que tem o objetivo de sensibilizar os usuários para a necessidade e importância de manter as praias limpas.

Durante a campanha, os agentes ambientais e educadores do NEA orientam os banhistas, vendedores ambulantes e turistas quanto à limpeza das praias, haja vista que a destinação inadequada dos resíduos sólidos, propicia um ambiente desagradável, contribuindo com o surgimento de doenças e poluição do rio.

O trabalho de sensibilização é feito também com os barraqueiros por meio de orientações repassadas pela equipe de Educação Ambiental, além da distribuição de sacos plásticos para o recolhimento e acondicionamento correto dos resíduos, da distribuição de tambores de lixo em locais estratégicos nas praias e de orientações aos usuários da praia sobre o destino adequado para os resíduos. Uma gincana educativa também mobiliza crianças e adolescentes para a questão abordada na campanha.

Na área da saúde, o Ceste conta com a participação de profissionais da empresa Biolex, contratada do Consórcio, que fazem a distribuição de viseiras e protetor solar aos banhistas, em parceria com as secretarias municipais de Saúde. “Com essas iniciativas, queremos valorizar o meio ambiente, a saúde, o lazer e o entretenimento dos banhistas durante as praias”, destaca a Socióloga do Ceste, Lorena Durão.

Além da Ilha Cabral, localizada na divisa de Aguiarnopólis (TO) e Estreito (MA), a ação de saúde e de Educação Ambiental do Ceste está sendo realizada de forma itinerante em praias localizadas nos municípios de Babaçulândia, Filadélfia, Palmeiras do Tocantins e Palmeirante, no Tocantins, durante os finais de semana.

Para essa temporada, o Ceste também viabilizou recursos financeiros por meio da Gerência de Relações Institucionais para as prefeituras dos municípios que possuem as principais praias da região.

Fonte: Assessoria de Imprensa UHE Estreito