Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Victor Andrade, de 22 anos, é recém formado pela UFT

Victor Andrade, de 22 anos, é recém formado pela UFT Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Victor Andrade, de 22 anos, é recém formado pela UFT Victor Andrade, de 22 anos, é recém formado pela UFT

O jornalista Victor Andrade de 22 anos, recém formado pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), é um dos 10 finalistas do concurso internacional da rede de televisão dos Estados Unidos CNN. O resultado foi divulgado nessa terça feira, 28 de julho, no site www.concursocnn.com.br. Com o objetivo de revelar o talento de futuros repórteres brasileiros a 5ª edição do concurso, lançada dia 24 de março desse ano, trouxe como tema o uso da tecnologia no desenvolvimento social.

A reportagem finalista mostra que uma tecnologia inédita no Brasil para extração de álcool à partir da batata-doce trouxe esperança para o pequeno agricultor. O vídeo tem duração de 2 minutos e foi selecionado entre candidatos de todo país e, apesar do pouco tempo de duração, mostra de forma criativa e objetiva as inúmeras vantagens dessa iniciativa produzida pelo pesquisador da UFT Márcio da Silveira no Tocantins. Essa seleção das 10 melhores matérias foi feita por uma comissão de triagem composta por profissionais do meio jornalístico televisivo. Dentre eles está Eduardo Acquarone editor do fantástico e do programa Profissão Repórter; Patrícia Carvalho, editora do Jornal da Globo e Thiago Doria, Colunista de tecnologia do canal MTV.

O autor da melhor reportagem será conhecido no dia 12 de agosto em uma festa de premiação na cidade de São Paulo-SP. Dessa vez, os jurados serão Heródoto Barbeiro, apresentador do Jornal da TV Cultura; Lúcia Araújo, gerente geral do Canal Futura e Marcelo Tas apresentador do CQC da Band. O prêmio para o vencedor é uma viagem a Atlanta nos Estados Unidos para conhecer os Estúdios da CNN internacional e ainda o direito de ver a matéria exibida no noticiário da emissora para mais de 200 países e territórios ao redor do mundo.

Vale lembrar que a CNN internacional é a única rede global a transmitir notícias 24 horas por dia, fazendo ampla cobertura jornalística por meio de 36 escritórios internacionais. Programada especificamente para uma audiência global, a CNN possui cinco sinais separados de satélites para a América latina, Europa/Oriente Médio/ África, Ásia/Pacífico, Sudeste Asiático e Estados Unidos.

Por isso Victor Andrade não esconde a alegria em chegar a essa etapa. “É uma alegria muito grande tanto pelo lado pessoal quanto profissional, só de ter minha reportagem selecionada entre as melhores do Brasil já é motivo de muita satisfação. O sonho de ser um repórter renomado pulsa cada vez mais forte”.

Fonte: Ascom UFT