Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Estão abertas as inscrições para o Prêmio MPE Brasil 2009 – Prêmio de Competitividade para as Micro e Pequenas Empresas. Criado para promover e destacar iniciativas e atividades de micro e pequenas empresas relacionadas à aplicação de métodos de gestão inovadores, o Prêmio MPE Brasil é um incentivo para a busca da melhoria contínua da gestão dos negócios.

As empresas interessadas em participar do MPE Brasil podem se inscrever gratuitamente pelo endereço eletrônico www.premiompe.sebrae.com.br ou preenchendo a ficha de inscrição nas unidades do Sebrae/TO, até o dia 17 de agosto. No Tocantins, o prêmio é realizado com o apoio da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Eletronorte e Exército Brasileiro.

De acordo com o diretor superintendente do Sebrae/To, Paulo Massuia, as empresas que participam do Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas - MPE Brasil, além de ter a oportunidade de conhecer melhor a gestão de seu negócio, ganham visibilidade e a expectativa de ampliar as redes de relacionamentos.

“O MPE Brasil é uma ferramenta de gestão, que contribui fortemente para o crescimento dos pequenos negócios. Ao responder o questionário de autoavaliação, as micro e pequenas empresas conhecerão como está a gestão do seu negócio e, com isso, vão poder desenvolver planos de ação identificados no relatório que receberão ao final do processo”, destaca o superintendente do Sebrae/TO, Paulo Massuia. Além disso, ressalta Massuia, o reconhecimento impulsiona a imagem da empresa com possibilidade, até mesmo, de obter visibilidade nacional.

Critérios de participação

Podem participar do MPE Brasil empresas constituídas até 31 de dezembro de 2007, localizadas no Tocantins, com faturamento anual de até R$ 2,4 milhões. O regulamento apresenta as seguintes diferenças: Empresas que venceram em 2008 não podem concorrer em 2009 e 2010, e se vencerem duas vezes não podem mais participar. Devem buscar o PGQP, deixando a oportunidade para novas empresas apresentarem suas práticas bem sucedidas de gestão.

As categorias do MPE Brasil em 2009 são: Indústria, Comércio, Serviços de Turismo (bares, restaurantes, hotéis, pousadas, agências de viagens, transportes turísticos), Serviços de Saúde, Serviços de Educação, Serviços de Tecnologia da Informação (desenvolvimento, implantação e gerenciamento de softwares), Serviços (geral) e Agronegócio. Na Categoria Destaque, Boas Práticas de Responsabilidade Social.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Sebrae