Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

O prefeito Raul Filho (PT) recebe nesta manhã de terça-feira, 04, os prefeitos dos municípios banhados pelo Lago da Usina Luiz Eduardo Magalhães - UHE Lajeado para mais uma reunião do Consórcio Intermunicipal para Gestão Compartilhada da Bacia Hidrográfica do Médio Tocantins (Cometo). O evento acontece a partir das 9 horas na sala de reunião do Paço Municipal.

Entre as ações em discussão destaca-se o cumprimento dos Planos Básicos Ambientais (PBAs) por parte Investco, responsável pela construção da Usina.

No total, são sete municípios banhados pelo lago, que têm compensações a receber através dos PBAs, por, de alguma forma, terem cedido parte de seus territórios para que o empreendimento pudesse ser concretizado. Os municípios consorciados são: Palmas, Miracema, Tocantínia, Porto Nacional, Brejinho de Nazaré, Lajeado e Ipueiras. As compensações ambientais vão desde o reassentamento de famílias que foram tiradas de suas propriedades, devido ao enchimento do Lago até limpeza do lago e sinalização das cidades impactadas.

Da redação com informações Ascop